O secretário de Educação, Esporte e Lazer, Levy Rei de França, participou entre os dias 28 de agosto e 5 de setembro deste ano da missão organizada pela Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG) aos Estados Unidos, visando participar de visitas técnicas para troca de conhecimentos.
Segundo Levy, a missão foi composta por visitas técnicas aos estados de Illinois e Iowa, que são destaque na produção de milho e soja, de maneira idêntica ao estado de Goiás.
Fizeram parte da programação: Visita a Farm Progress Show (Feira em Decatur – Illinois), visita a Bolsa de Chicago, visita ao Pavilhão da John Deere, visita a Associação de Produtores de Soja de Champaign, visita a uma fábrica de Biodisel, visitas à fazenda local, visita ao laboratório de Pesquisa de soja e milho da Universidade de Illinois. Projetos visam a valorização das atividades do campo - Conforme destacou o Secretário, alguns aspectos relevantes merecem destaque como, por exemplo, um dos trabalhos do Sindicato Rural da cidade de Champaign, lugar onde existe um programa que leva até as escolas uma casinha de madeira, contendo todos os produtos produzidos na zona rural. Conforme os organizadores desta proposta, muitas crianças da cidade atribuem a origem do leite à caixinha da Tetra Park. Esse trabalho feito nas escolas permite mostrar às crianças a origem dos produtos da zona rural, valorizando a atividade rural. Os estudantes aprendem que quem produz o leite não é a caixinha, mas sim a vaca, e assim, esse mesmo raciocínio é aplicado a todos os demais produtos oriundos da fazenda, a fim de gerar um conhecimento reflexivo, aplicado ao contexto da produção. Neste mesmo Sindicato, existe um trabalho de valorização da profissão de produtor rural, para incentivar futuros profissionais ao setor, porque foi identificado, por meio de pesquisa, crescente diminuição da preferência de jovens interessados a exercer a carreira agropecuária, preferindo trabalhar na cidade. De acordo com os motivos atribuídos, as reclamações procedem dos próprios produtores, que alegam aspectos negativos da profissão de produtor no convívio do lar, junto aos filhos desestimulando outros a seguirem a vocação, já que boa parte delas tem a atividade agropecuária. Na mesma região, outra novidade foi o Escritório Rural Farm Bureau – em Champaign, lugar onde são realizados seguros diversos, vinculados a essa Associação, a fim de que os membros da comunidade urbana tenham acesso ao seguro por meio dessa entidade.
A vantagem do Escritório Rural Farm Bureau é a aproximação dos membros da comunidade de outros setores com a atividade rural, a fim de melhorar a imagem, promover a valorização e reconhecimento dessa atividade rural, uma vez que o dinheiro arrecadado na venda dos seguros é transferido para instituição, caracterizando assim, mais uma fonte de renda para essa Associação, que representa os produtores rurais.
Por meio do Escritório Rural Farm Bureau, os produtores estão fazendo um trabalho para valorizar na cidade a imagem da zona rural para as crianças, por meio do conhecimento das suas respectivas atividades, visando destacar o lado bom da agropecuária, inclusive, viabilizando recursos para as campanhas de representação do interesse da categoria. “A missão FAEG nos Estados Unidos foi importante porque esses bons exemplos servirão de inspiração para futuros projetos da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, no intuito de implementar ações do agronegócio em nossa região,” concluiu o Secretário. Levy ao lado da comitiva
Um dos destaques foi a casinha de madeira com produtos que fazem alusão ao campo, para ensinar às crianças a origem dos alimentos A visita teve por objetivo a troca de experiências