Foi realizada na manhã desta quarta-feira, 17, em todas as escolas municipais de Rio Verde a aplicação das provas da 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP, envolvendo alunos dos sextos e sétimos anos (provas em nível 1); e oitavos e nonos anos (provas em nível 2); e em âmbito nacional, também na modalidade de Ensino Médio.
O foco da OBMEP é estimular e promover o estudo da Matemática entre os alunos das escolas públicas; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica; identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas.Os alunos da Rede Municipal compareceram maciçamente. Segundo a Gestora da EMEF Prof. Luiz Alberto Leão, Eliana Nunes Gonçalves, a OBMEP representa uma rica oportunidade, um meio de verificação para situar o desempenho acadêmico. “É uma forma de desenvolver o raciocínio dos nossos alunos.” O Secretário da Educação, Esporte e Lazer, Prof. Dr. Levy Rei de França reitera que a OBMEP é um importante instrumento de verificação da aprendizagem em Matemática. “Serve como parâmetro de contextualização, para mensurar a apreensão significativa dos conteúdos vivenciais, teóricos e atitudinais,” comenta. As provas aconteceram em duas fases: 1ª fase: Prova objetiva com 20 questões, aplicadas em cada escola inscrita. A correção é feita pelos professores das respectivas escolas, a partir de instruções e gabaritos elaborados pela OBMEP; 2ª fase: Prova discursiva contendo de 06 a 08 questões, aplicadas em centros de aplicação, indicadas pela OBMEP. Participam dessa fase somente 5% dos alunos, em cada nível, com melhor pontuação na 1ª fase.
Fotos: SMMEL Alunos participaram em massa da 7ª OBMEP Provas aconteceram em duas fases E foram aplicadas a alunos do sexto ao nono ano Foco da OBMEP é estimular o estudo da Matemática entre os alunos das escolas públicas