O Parque Dezinho, no Residencial Interlagos, sediou no último domingo, 8, a 1ª etapa do Circuito Rio-verdense de Corridas, realizado pela Associação de Corredores de Rio Verde em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria de Esportes, Agência Municipal de Mobilidade e Trânsito e Guarda Civil Municipal.
“A Prefeitura, com total apoio do prefeito Dr. Paulo do Vale, procura dar condições para que o circuito aconteça a contento, motivando assim os rio-verdenses para a prática esportiva”, declara o secretário municipal de Esportes, Fernando Pazotti.
O Pe. Vanderlei Souza, um dos organizadores do evento, explica que serão cinco etapas no total, com medalhas de participação que formarão, ao final de quatro das cinco corridas, uma mandala para os atletas que participaram.
“Tem troféu para os 5 primeiros de cada categoria, masculino e feminino, e tem medalha de participação para todos os participantes, então cada competição vai ser diferente de um lugar para o outro e o circuito foi pensado dessa forma para que todos pudessem ter uma boa participação”, explica o organizador.


Circuito atrai participantes de cidades da região
A competição reuniu mais de 300 participantes de Rio Verde e de toda região. O Emanoel Lira, um dos atletas participantes, veio de Caçu para participar da primeira etapa: “a gente tem sempre procurado as corridas próximas à nossa cidade, e estar vindo participar é muito importante”.
O professor e atleta Daniel Feliciano é de Rio Verde mesmo, mas se admirou com a grande quantidade de participantes da prova: “que bacana que as pessoas estão praticando, famílias inteiras praticantes de corrida, isso é muito saudável”.

Campeão da categoria masculina é atleta de fundação apoiada pelo município
O atleta campeão Derci Lima, além de ser empreendedor e um dos organizadores do evento, é atleta da Associação JP de Atletismo, escola apoiada pela Secretaria de Esportes. “Eu consegui pegar o primeiro lugar mas foi pesado, foi bastante treino durante um bom tempo lá com o sr. João [atleta, diretor e instrutor da associação] na escolinha e para a interação social esses eventos são de fundamental importância", afirma.

Outros atletas da associação também participaram da corrida e conseguiram resultados satisfatórios. “Isso também é motivo de alegria para nós, ver que atletas que surgiram das escolas que fazem a iniciação esportiva do município estão tendo resultados nas competições”, declara o secretário Pazotti.
Mulheres participantes foram homenageadas pelo seu dia

Como a corrida foi realizada no Dia Internacional da Mulher, as atletas participantes receberam homenagens. Além de acompanharem o percurso da corrida, os agentes de trânsito da AMT distribuíram kits especiais para as atletas que participaram do evento, comemorando o dia das mulheres em grande estilo.
“No melhor estilo, né? Saindo da cama cedo, deixando o sedentarismo de lado e participando de um ótimo evento como esse!”, declarou a atleta campeã Paula Garcia, 1ª colocada na categoria feminina.

As próximas edições serão nos dias 1º de maio, 2 de agosto, 13 de setembro e 13 de dezembro, ainda sem locais divulgados. A inscrição é realizada on-line e é gratuita para portadores de deficiência. Para inscrever-se, acesse: bit.ly/circuitorioverdense.
Texto: Pedro Cabral
Imagens: Washington Oliveira
Revisão: Fernando Machado