Reunir agilidade, praticidade, conforto, excelência no atendimento e diferentes tipos de prestação de serviço em um único lugar parece não ser tarefa fácil. Mas essas são as características do Vapt-Vupt Rio Verde, que desde sua instalação, em setembro passado, nunca teve índice de satisfação dos clientes inferior à 99%, conforme comprovam as pesquisas realizadas. “Todos os clientes são convidados a responder uma pesquisa de satisfação e é por meio dela que medimos o grau de eficiência dos nossos servidores e, claro, o de satisfação dos clientes. Nosso índice médio é de 99,5% de satisfação”, destacou Letícia Cunha, coordenadora do órgão no Município.
Em apenas nove meses de funcionamento foram realizados 159 mil atendimentos (até 29.05), cuja média diária, segundo Letícia, chega a 1300. “Começamos fazendo cerca de 700 atendimentos por dia. E já conseguimos, praticamente, dobrar esse número”, comemora a coordenadora.
Para Letícia, o grande diferencial desse sucesso deve-se a diferentes fatores. O órgão tem um horário de funcionamento diferenciado, que agrada a clientela. De segunda à sexta, o Vapt-Vupt funciona das 7h às 19h e aos sábados, das 7h às 13h. Se o feriado não for nacional, o estabelecimento não fecha suas portas. Mas o principal foco da unidade é ser um órgão de gestão pública inovadora, reconhecido pela excelência no atendimento. Para isso, os servidores têm que cumprir algumas normas, como não folhear nenhum tipo de revista, não chupar balas ou mascar chiclete no horário de trabalho. “Estamos sempre buscando a satisfação máxima dos nossos clientes. Só o fato deles poderem fazer vários tipos de serviços em um único lugar já é um diferencial, somados a todos os outros então, o índice de satisfação não poderia ser diferente”, orgulha-se Letícia Cunha.
Nilza Portugal Silva Neta, estudante de 20 anos, que estava em busca das vagas de emprego do Sine, concorda. “Sou cliente assídua do Vapt-Vupt. Já realizei vários tipos de serviços aqui e considero o atendimento ótimo. Sempre fui bem atendida, tanto pelas recepcionistas como pelos servidores”, destacou. Por tudo isso, a estudante afirmou que vai continuar procurando o órgão sempre que precisar resolver algum problema que envolva um dos 16 balcões de atendimento, municipais e estaduais, disponíveis no local. “Não tenho porquê procurar outro lugar. Além do bom atendimento, o processo aqui é sempre mais ágil”, afirma Nilza.
Os órgãos presentes no local são: Sine, Espaço Virtual, Celg, Saneago, Detran, Ipasgo, Procon Municipal e Receita Municipal, Sefaz Estadual, SMT, SPTC, Identificação, Junta Militar, Juceg, Exame Médico e Corpo de Bombeiros.
Programa de Sucesso - Criado em 1999, o Vapt-Vupt é um dos projetos de maior repercussão do Governo de Goiás. Em oito anos de existência, contabiliza 27 milhões de atendimentos. Em 2006, o número de pessoas atendidas chegou a 5,6 milhões, o que corresponde a um aumento de 100 mil atendimentos em comparação a 2005. O índice médio de satisfação registrado no ano foi de 99,32%.
A estrutura é composta de 18 unidades fixas, instaladas em Goiânia, Rio Verde, Mineiros, Itaberaí, Jataí, Itumbiara, Trindade, Aparecida de Goiânia, Senador Canedo, Anápolis, Morrinhos, Goianésia, Águas lindas e Valparaíso. O Programa conta também com o atendimento móvel em várias cidades do Estado.