Foram disponibilizadas 18.419 doses para esta primeira fase e cerca de 76% da crianças já foram imunizadas em Rio Verde. A meta é imunizar, na primeira etapa, 95% das crianças.
O Zé Gotinha, personagem da campanha nacional veste este ano a camisa da seleção brasileira, aproveitando o clima de Copa do Mundo. O slogan é “Vacinou, é gol”, lembrando a importância do país continuar livre da poliomielite. Desde 1989, o Brasil não registra nenhum caso, mas ainda existe o risco da doença vir de um país estrangeiro.
Gripe H1N1 – Devido à baixa cobertura da vacina contra a gripe H1N1, no caso das crianças de 2 anos a menores de 5 anos, será aproveitada a primeira etapa da campanha nacional contra a paralisia infantil para que as crianças que ainda não se vacinaram sejam imunizadas.
É importante lembrar que, após tomar a vacina, o organismo leva até 14 dias para estar totalmente protegido.
Outro ponto importante é sobre a vacinação diferenciada das crianças, que precisam tomar duas meias doses da vacina, para garantir uma imunização completa contra o vírus da gripe H1N1. A segunda dose deve ser tomada 21 dias depois da primeira. Neste caso, se a criança tomar a primeira dose no dia da campanha da paralisia infantil, os pais e responsáveis devem ficar atentos para levá-las aos postos novamente, para a segunda dose.