Até trinta dias após se vacinarem contra a Influenza H1N1, há casos em que as pessoas que se submeterem a um teste de HIV podem receber um diagnóstico positivo. Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica,Nívia Cristina Ferreira, embora raros, há casos de falso-positivos em diagnósticos de aids depois que o paciente tomou a vacina contra a nova gripe, já que a vacina contra a gripe A possui componentes que interferem e alteram o resultado do teste.
Neste caso é preciso realizar um novo teste para confirmação do resultado.
De acordo com o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, a vacina contra a influenza A (H1N1) – gripe A faz com que o organismo produza anticorpos que podem confundir o teste de diagnóstico do vírus da Aids.
A recomendação do Ministério da Saúde, principalmente para as gestantes, que não podem aguardar um longo período para realizar o exame de HIV, é que elas informem os centros de testagem, caso tenham tomado, nos últimos 30 dias, a vacina contra a gripe. "Se neste caso, o teste der positivo, será feito outro teste mais sofisticado, que dará o diagnóstico com certeza. Não há nenhum risco", garantiu o ministro.