O encerramento do Projeto Educacional Unidades Integradas, “Aprender em Dois Tempos”, parceria da Prefeitura de Rio Verde com a Polícia Civil através do Programa Ser Livre, foi realizado na noite desta sexta-feira, 02, no auditório da Faculdade Almeida Rodrigues (FAR). No evento estiveram presentes o Secretário de Educação, Esporte e Lazer, Levy Rei de França, o Delegado Regional de Polícia Civil, Danilo Fabiano e demais delegados, gestores de cada núcleo, pais, alunos, professores, coordenadores e visitantes.
Aconteceu a entrega dos certificados de formação continuada do Programa Ser Livre para todas as unidades escolares que participaram do programa. Houve apresentações dos núcleos com depoimentos dos pais, que agradeceram a iniciativa da Secretaria de Educação, em se preocupar com seus filhos, proporcionando as atividades nas unidades escolares. Os alunos debateram com as autoridades presentes, ressaltando os cuidados e deveres de cada um em ajudar na realidade das drogas nos dias de hoje. Uma paródia foi criada para expressar a tristeza quando se envolve com as drogas, mas por outro lado a felicidade, que é a solução para o problema. Vários cartazes alertaram o público das consequências causadas pelas drogas.
Foi também apresentado e lançado oficialmente, o filme “Me dê a Mão”, um curta-metragem produzido pela Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer, Polícia Civil e Grupo Genesis. Durante a exibição, o público se mostrou atento com as imagens, os atores, locais de gravação e a mensagem do filme, que é a escolha do próprio caminho. O filme teve momentos de descontração, tensão, medo, alegria, sucesso, certezas e soluções. Ouviam-se alguns comentários do tipo: “Nossa, que filme!”, “Como foi bom!”, “Você viu é interessante assistir filme com atores da nossa realidade, que conhecemos...”
O Secretário de Educação, Esporte e Lazer, Levy Rei de França, disse que “a valorização da escrita, dependendo da interpretação e leitura muda a mensagem”. Ele também citou o destaque das crianças ao escreverem as redações do Programa Ponta do Lápis, cujo tema abordado foi sobre as drogas. O secretário também divulgou que em breve os alunos terão acesso a cartilha com questões pertinentes, conscientizando as pessoas para a prática da cidadania, unidos com parcerias.
O delegado Danilo Fabiano acredita que “voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode tentar fazer um novo fim”. Com essa fala, ele alerta a população para tentar mudar o quadro das dependências químicas, pois ela sempre existiu e a tendência é aumentar. Por isso é essencial realizar um trabalho de prevenção, por meio de uma corrente para amenizar a situação, segundo o delegado.
A Gincana foi finalizada com a seguinte premiação:
1º lugar - Núcleo I
2º lugar - Núcleo III
3º lugar - Núcleo V
4º lugar - Núcleo IV
5º lugar - Núcleo II
Fotos: Tanabi Fedrigo
Público presente em respeito ao Hino Nacional no início do evento
/ Style Definitions / table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-ansi-language:0400; mso-fareast-language:0400; mso-bidi-language:0400;}
O Secretario de Educação, Esporte e Lazer, Levy Rei de França falando ao público
st1:{behavior:url(ieooui) } / Style Definitions / table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-ansi-language:0400; mso-fareast-language:0400; mso-bidi-language:0400;} Banner segurado pelas autoridades apresentando as premiações do Projeto “Aprender em Dois Tempos”