Como parte integrante do projeto “Unidades Integradas: Aprender em dois tempos”, da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (SMEEL), a EMEF Antônio Vieira de Morais (Bairro Gameleira) está realizando atividades de xadrez e dança para 60 alunos, sendo 30 crianças em cada modalidade no contraturno.
Segundo a professora, Lorena de Paula Silva estas atividades complementam a aprendizagem da criança. “Com a dança elas desenvolvem a expressão corporal, a desinibição, a coordenação motora, o conhecimento de corpo e no xadrez, aprendem sobre as regras, concentração e estratégias matemáticas”, destacou.
A gestora da unidade, Walkíria Pereira da Costa ressalta que as modalidades fortalecem o interesse das crianças pela frequência na escola, incentivam a aprendizagem, as tiram da ociosidade, da rua, além de desenvolver a disciplina, o trabalho em equipe, o respeito pelo outro, aperfeiçoando os movimentos, o ritmo e a atenção.
O secretário de Educação, Esporte e Lazer, Levy Rei de França concorda afirmando que as modalidades oferecidas no “Unidades Integradas: Aprender em dois tempos” são um direito social da criança, evitam o abandono, a marginalidade, facilitam a aprendizagem e trabalham, simultaneamente, três eixos: Ensino, esporte e lazer, para o fortalecimento da cidadania, do engajamento, das relações interpessoais sadias.
Fotos: Tanabi Fedrigo
Crianças interagem durante a atividade
Professoras e a gestora da unidade acompanham de perto o contraturno