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postado em 27 jun 2013 em Secretaria de Educação

Unidades Integradas: Atividades esportivas são oferecidas no contraturno

Tendo como objetivo promover o acesso de atividades no contraturno, como direito social, e por foco as escolas da rede pública municipal, envolvendo os eixos: Ensino, Esporte, Lazer e Cultura visando atender o aluno em tempo integral, o projeto Unidades Integradas: Aprender em dois tempos atende mais de 13 mil estudantes, que retornam no contraturno para desenvolver atividades como: Informática, reforço escolar, educação física, teatro, música, esporte entre outras que acontecem nos polos educacionais ou na própria Unidade Escolar.
Dentre as diversas atividades destacam-se também a capoeira, karatê e o voleibol.

Capoeira presente na escola
A capoeira é uma manifestação da cultura popular brasileira que reúne características bem peculiares: misto de luta, jogo, e dança praticada ao som de instrumentos musicais (berimbau, pandeiro e atabaque), palmas e cânticos. É um excepcional sistema de auto defesa e treinamento físico, destacando-se entre as modalidades desportivas por ser a única originalmente brasileira e fundamentada em nossas tradições culturais.
No mês de abril, o Projeto Dois Tempos iniciou as aulas de Capoeira nas EMEFs Prof. Chafic Antônio, Profª Maria Dulce Barbosa e Maria Brígida da Fonseca. A modalidade tem por objetivo incentivar a valorização da cultura afro-brasileira e o compromisso com o processo histórico, buscando promover a igualdade entre as raças, sem opressão e discriminação, pela construção de uma sociedade mais justa, livre e democrática e não somente pelo beneficio que causa aos praticantes, mas, sobretudo, pelo resgate e valorização do ser humano.

Karatê: uma ação do projeto dois tempos
As aulas de karatê estão a todo vapor nas Emef’s Domingos Moni, Renovação, Otávio Ferreira e Emei Princípio do Saber da rede municipal, sendo promovida dentro do Projeto Dois Tempos. Tem como objetivo estimular a participação do maior número possível de crianças, constituindo assim, um complemento na formação educacional, sendo uma vertente cultural e formativa, dinamizando o sucesso educativo. As atividades deverão atender os fatores éticos, emocionais, sociais, cognitivos, biomotores, físicos e desportivos, que são muito importantes na integração da criança tanto no esporte quanto na escola. Proporcionando harmonia, princípios de respeito, domínio próprio, determinação e humildade, bem como promovendo a integração e socialização entre os alunos, desenvolvendo o espírito de esforço e cooperação.
O professor de karatê, Raul Júnior, relata que o karatê é uma das únicas artes marciais que ensina filosofia de vida, educação, respeito e disciplina. "Cobramos bom comportamento e boas notas para participar", destacou.
Mary Jane de Jesus tem 10 anos e é aluna do 5º ano, ela ingressou no Karatê no primeiro semestre deste ano e diz que aprendeu muito. "Participo sempre e acho que eu fiquei mais disciplinada depois das aulas", reconheceu.
O avô da aluna, Lindolfo Gomes concorda com a neta e acredita que projetos como este são muito bons para a escola, alunos e família. "Ações como esta tiram as crianças da rua", afirmou.
Mãe de um estudante da Emei Princípio do Saber, Elcimar Cruvinel, relatou que o karatê estimulou a frequência do filho na unidade. "Ele não perde uma aula e gosta muito", confidenciou.

Voleibol
Outra atividade oferecida no contraturno pelo projeto é o voleibol, que acontece em polos sede, como na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) de Rio Verde.
A professora de Educação Física, Juliany Ferreira dá aulas pelo programa há dois anos e relata que o "Unidades Integradas" tem modificado a realidade dos alunos participantes. Ela conta que no primeiro semestre deste ano mais de 20 alunos divididos entre as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef's) Dr. João Barbosa Neto e Otávio Ferreira participaram das aulas de vôlei na AABB.
"O trabalho foi muito satisfatório, eles gostam tanto que não querem férias, esse ano está sendo o melhor, principalmente com o incentivo às competências socioemocionais e os pais mais presentes, isso reflete no comportamento dos estudantes", concluiu.   Foto: Tanabi Fedrigo   Capoeira é uma das modalidades praticadas nas escolas da rede municipal de ensino

 

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