Com o intuito de conscientizar sobre as causas e consequências da dengue, está sendo realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Alfredo Nasser, o projeto “Patrulheiros Contra Dengue”.
O objetivo do programa é levar à população a preocupação com a manifestação e proliferação do mosquito na região, por isso, os alunos estão montando armadilhas com garrafas pet para capturar o mosquito, intituladas “mosquitérica”. “Cada estudante levará para casa a armadilha com orientações das datas de troca de água e eles contarão com a ajuda dos pais”, disse a gestora da unidade, Abadia de Oliveira.
A iniciativa, segundo Abadia, surgiu devido ao alto índice de pessoas contaminadas com o vírus. “Vimos à necessidade de desenvolver este projeto, o qual está sendo trabalhado com a participação de toda a escola em parceria com a comunidade”, complementou a diretora.
Para a professora, Ana Cláudia Marques, a ideia é válida porque são as crianças os mensageiros desta proposta de combate a dengue. “Vamos cuidar e orientar nossos alunos na forma de patrulheiros, divulgando e trabalhando na confecção de atividades para que eles próprios passem adiante essa conscientização”.
Lázaro Eduardo Gomes, de dez anos de idade e aluno do 5º ano, recebeu a proposta com muito entusiasmo. “É muito bom ter a missão de ajudar a combater a dengue, temos que continuar cuidando e lutando contra o mosquito”, afirmou.
O projeto foi lançado na última, quarta-feira, 10, no turno vespertino. A concretização acontecerá para o restante da escola na próxima sexta-feira, 12, no turno matutino com vídeos explicativos de curta duração.
Foto: Tanabi Fedrigo
Objetivo do programa é conscientizar a população quanto à proliferação do mosquito