Com o propósito de refletir sobre a importância das raízes de um povo, a Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com a Fundação Municipal de Cultura (FMC), ofereceu na manhã desta terça-feira, 11, uma apresentação com a Orquestra de Sanfoneiros e Violeiros para os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria Ribeiro Costa.
A apresentação faz parte de uma atividade desenvolvida em sala de aula com a turma do terceiro ano. O trabalho tem como objetivo preservar as raízes culturais regionais.
De acordo com a professora, Dinamarques Martins, a música está presente a todo o momento na vida de cada um e ensinar sobre a cultura rio-verdense era uma das metas do conteúdo. “Nossa cultura está ligada às nossas origens, por isso devemos ensiná-los desde pequenos”.
Para a gestora, Maria Madalena Moraes a ação é um meio de incentivá-los a aprenderem a tocar algum instrumento. “A música pode transformar a vida dos alunos, ainda mais sendo crianças”.
O maestro da Orquestra de Violeiros e Sanfoneiros, Geraldo Ferreira, ressaltou que o trabalho cultural que a orquestra vem realizando está sendo recebido por onde ela passa e parabenizou a instituição de ensino por preservar o patrimônio e a memória local. “Não podemos deixar nossas raízes para trás. É tradição”.
A aluna, Amanda Resende de oito anos, não conhecia o grupo e gostou muito da apresentação. “Muito bonito, gostei das músicas tocadas por eles”, disse. Fotos: Tanabi Fedrigo Apresentação da Orquestra de Sanfoneiros e Violeiros teve o objetivo de incentivar a cultura regional Atividades diversas foram oferecidas