Propiciando à criança o conhecimento e desenvolvimento da individualidade, a Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Monteiro Lobato, desenvolveu o projeto “Construindo Minha Identidade”.
Com duração de dois meses, a programação envolveu escola e pais. Nesta sexta-feira, 26, aproveitando a reunião administrativa pedagógica, na qual todas as escolas da rede municipal estão envolvidas, a Emei Monteiro Lobato promoveu o encerramento do projeto.
Os pais puderam ver o trabalho desenvolvido mediante a exposição das atividades na escola. Fotos, autorretratos, história do nome, árvore genealógica, idade, altura e preferências dos alunos ficaram registradas em cadernos montados por eles com a ajuda das famílias e dos educadores.
Maria Cristiane dos Santos tem uma filha de cinco anos que estuda na unidade e se considera uma mãe participativa. “A exposição está maravilhosa, ajudei minha filha com as atividades, pesquisamos a origem do nome dela e ela mesma fez questão de montar o caderninho”, contou.
Compartilhando opinião, Izanete Brito, mãe de um aluno, se disse muito emocionada com a mostra. “As crianças fazem muitas perguntas nessa idade, são muito curiosos e é muito importante que eles saibam a história deles”, salientou.
A professora, Neades Leão explicou que o projeto permitiu trabalhar a construção da identidade da criança, tendo em vista que a educação infantil é a base da formação, e início da interação dos alunos com o meio social. “Nós costumamos subestimar a criança, mas desde pequenos eles podem falar sobre o que gostam ou não, eles têm grande compreensão das explicações e são ótimos questionadores”, salientou.
A gestora da unidade, Flávia da Silva, destacou que os resultados do programa foram bastante positivos. “Os pais foram envolvidos e participaram das atividades. Escola e família trabalharam juntos em prol do desenvolvimento da criança”, concluiu.
Foto: Tanabi Fedrigo
Parte dos trabalhos desenvolvidos pelas crianças durante a realização do projeto