Aconteceu nesta última quinta-feira, 22, no plenário da Câmara Municipal, a terceira e última etapa de reuniões públicas do plano de recursos hídricos da Bacia hidrográfica do Rio Paranaíba, que está na etapa de conclusão dos trabalhos. O encontro foi realizado pela Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos (Cobrape), em conjunto com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba e a Agência Nacional de Águas (ANA), em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Superintendência Municipal de Meio Ambiente. Nessa etapa, considerada a final, foi apresentado um plano de recursos hídricos com base no enquadramento dos corpos superficiais da Bacia, o que marca o fim de um trabalho que levantou e verificou vários fatores para a preservação da Bacia. Após todo um trabalho de diagnóstico, foi discutido o exercício de cenários prospectivos para as águas da Bacia do Paranaíba.
Os resultados dos estudos, que pontuou os principais problemas enfrentados hoje e que poderão acontecer no futuro em cada região da Bacia, foram apresentados aos presentes no encontro e requer atenção a um programa de investimentos também feito pela Cobrape. Esses investimentos giram em torno da casa dos R$ 7 bilhões de reais e serão aplicados ao longo dos próximos 20 anos. Mais de R$ 700 milhões de reais terão de ser investidos na Bacia do rio Paranaíba.
A 1ª reunião aconteceu em agosto de 2011. Já a 2ª etapa das reuniões públicas foi em maio deste ano e deu início a uma nova etapa de consulta pública. Nela foram apresentados os Cenários do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba (PRH-Paranaíba). Essas duas primeiras reuniões públicas tinham como objetivo apresentar informações sobre os cenários construídos e coletar opiniões e sugestões para o melhor gerenciamento das questões referentes ao PRH-Paranaíba. A participação dos diferentes atores sociais nas reuniões públicas é fundamental para proporcionar o ambiente para a gestão democrática e descentralizada dos recursos hídricos da Bacia do rio Paranaíba, por intermédio de seu plano, conforme determina a Política Nacional de Recursos Hídricos, instituída pela Lei das Águas.
A Bacia
A Bacia Hidrográfica do rio Paranaíba é a segunda maior unidade hidrográfica da Região Hidrográfica do Paraná, com 25,4% de sua área, que corresponde a uma área de drenagem de 222.767 Km², abrangendo parte dos estados de Goiás (65%), Minas Gerais (30%), Distrito Federal (3%) e do Mato Grosso do Sul (2%).
Fotos: Washington Oliveira
José Luiz Zoby, especialista em recursos hídricos da ANA fez a abertura da reunião
O Diretor de Meio Ambiente, Vinícius Cruvinel (de camiseta rosa), e o Secretário de Agricultura, Sandro Leão, participaram da reunião
A consultora da Cobrape, Maria Inês Persechini, apresentou os resultados dos estudos