A Prefeitura de Rio Verde, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento tem participado do projeto de Constituição do Território do Sudoeste que reuniu 11 cidades para produzir projetos e conseguir transformá-las no programa Território Rural. Em 2011 ele está em fase de aprovação, pois o Território do Sudoeste Goiano foi homologado pelo conselho Estadual de Goiás e aguarda o registro do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA). Depois do registro ele irá incorporar o Programa Desenvolvimento Sustentável dos Territórios Rurais, da Secretaria de Desenvolvimento Territorial, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SDT/MDA) e com isso passará a ser beneficiado diretamente pelas ações do Ministério.
Com o registro a nível nacional, o território recebe uma verba federal de R$ 600 mil. O uso deste beneficio é analisado pelo núcleo diretivo do território. Ele será utilizado da melhor forma pelas cidades que o compõe, porém não poderá ser usado em obras, e sim para formação do produtor rural, para a constituição e consolidação do Território e para elaboração dos projetos que vão para os 17 ministérios que possuem relação com a área rural. Outro beneficio dos participantes do território é que as cidades que participam dele têm preferência nos processos levados aos ministérios. Nas reuniões promovidas pelo Território do Sudoeste Goiano foram analisadas soluções de problemas comuns nas cidades e elaborados projetos, ao todo foram feitas sete reuniões, a primeira do grupo em abril de 2010 em Rio Verde. A proposta é continuar com as reuniões e a próxima está marcada para o dia 26 de janeiro, em Santo Antônio da Barra, com o intuito de registrar o território. No Brasil, os Territórios foram lançados oficialmente em 2008 pelo então presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. O programa reúne 135 ações de desenvolvimento regional para garantir os direitos sociais. Em 2008 foram escolhidos primeiramente 60 territórios por apresentar o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do País e baixo dinamismo econômico.
Segundo o site oficial do MDA os Territórios Rurais se diferenciam de outros programas sociais por não se limitarem a enfrentar problemas específicos com ações dirigidas. Ele combina diferentes ações para reduzir as desigualdades sociais e promover um desenvolvimento harmonioso e sustentável. Foto: Washington Oliveira A secretária Marion Kompier na primeira reunião do Território