A Superintendência Municipal de Juventude em parceria com a Secretaria de Ação Urbana realizaram no ultimo dia 06 de Março, da revitalização com pinturas em Grafite (artes plásticas de rua) com Grafiteiros da CUFA (Central Única das Favelas) da nova pista de Skate da Praça Orcalino Ferreira Guimarães (Praça dos Skatistas).
O projeto é um segmento do projeto “HIP HOP UMA CULTURA PELA VIDA”, que tem como objetivo trabalhar com jovens que estão com dificuldades escolares, contribuindo para minimizar a evasão educacional e com jovens que apresentam risco social nos vários setores da comunidade que se relacionam com os diversos coletivos culturais urbanos do município. Desenvolvendo o censo crítico e a potencialidade artística profissional da criança, oferecendo oportunidades dentro da sua realidade, para que eles se preparem para o mercado de trabalho e produção cultural e formação consciente de seu papel, exercendo sua cidadania. Contribuindo para que ele seja um formador de opinião, valorizando a ética, moral, o psicofísico, conhecendo e pesquisando, lançando mão a desafios com finalidade e objetivo de relacionar-se bem com o próximo, família, natureza e universo. O projeto “HIP-HOP UMA CULTURA PELA VIDA” é uma ação que integra o movimento urbano da cultura hip-hop da cidade de Rio Verde, capacitando à juventude por meio da arte, esporte e cultura para que possam desenvolver suas habilidades e criatividades em busca do aperfeiçoamento profissional tanto para a inclusão dos mesmos no mercado de trabalho e da produção cultural. Todas as ações serão desenvolvidas a fim de manter um diálogo e um constante contato com os jovens moradores das comunidades e periferias visando à inclusão social através da cultura objetivada.
Origem do Grafite:
A arte do grafite é uma forma de manifestação artística em espaços públicos. A definição mais popular diz que o grafite é um tipo de inscrição feita em paredes, dessa maneira temos relatos e vestígios do mesmo desde o Império Romano. Seu aparecimento na idade contemporânea se deu na década de 1970, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Alguns jovens começaram a deixar suas marcas nas paredes da cidade, algum tempo depois essas marcas evoluíram com técnicas e desenhos.
O grafite foi introduzido no Brasil no final da década de 1970, em São Paulo. O grafite é um dos elementos ligados ao Hip Hop. Para esse movimento, o grafite é a forma de expressar toda a opressão que a humanidade vive sobre tudo os menos favorecidos, ou seja, o grafite reflete a realidade das ruas. Os brasileiros por sua vez não se contentaram com o grafite norte-americano, então começaram a incrementar a arte com um toque brasileiro, o estilo do grafite brasileiro é reconhecido entre os melhores de todo o mundo.
Trabalho realizado por jovens de Rio Verde
Através da arte os jovens encontram espaço para homenagear a cidade
Manifestação livre da arte popular