Considerando os desafios do cotidiano da gestão da educação na sociedade atual, a Prefeitura de Rio Verde, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou na tarde desta sexta-feira, 30, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME), o Workshop-Prova Brasil.
O evento foi direcionado a coordenadores dos trabalhos pedagógicos e secretários de educação de Rio Verde e dez municípios da região e pretende promover a troca de experiências, ampliar debates e reflexões sobre as avaliações. A abertura do workshop foi promovida pelo secretário de Educação, Lindomar Barros dos Santos e pelo secretário de Comunicação, Lissauer Vieira, que representando o prefeito Juraci Martins cumprimentou a todos, falou da parceria com a Secretaria de Educação na divulgação de resultados e no destaque à importância da avaliação para o município. A Prova Brasil é utilizada para medir o Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB), voltada aos alunos de 5º e 9º ano e acontece de dois em dois anos. As escolas municipais de Rio Verde obtiveram, em 2011, a média 6,0 para os anos iniciais e 4,6 para os anos finais do Ensino Fundamental. Estes índices comprovam a qualidade da educação oferecida pelo município, pois a cidade de Rio Verde é referência nacional em qualidade de ensino. O secretário de Educação falou da troca de experiências oferecida pelo evento e salientou o trabalho dos educadores, os quais atuam como pontes direcionando o caminho. “Devemos compartilhar o que acertamos, valorizar a formação continuada e os professores. Acredito que a educação só vai se transformar quando a iniciativa transformadora partir do educador”, finalizou. A coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação de Jataí, Marlene Morais acredita que o evento favorece a troca de informações no que tange a prova Brasil. “Promovemos várias ações e quero comprovar hoje se estamos no caminho certo, seguindo direção semelhante ao trabalho desenvolvido em Rio Verde”, pontuou. Zilá Castro, representante da Secretaria de Educação de Caçu, afirmou que o Workshop possibilita que ela avalie o que sabe de forma efetiva e o que mais precisa aprender. “O IDEB evidencia como está seu município e faz com que os educadores tomem medidas em cima dos resultados sabendo em qual área precisam melhorar”, observou. A secretária Municipal de Educação de Mineiros, Inês Parmeggiani, relatou que a promoção do evento é bastante válida, tendo em vista a troca de experiências entre os educadores. “Rio Verde evoluiu muito nos últimos anos e a prova disso é o resultado do IDEB referência para o centro-oeste, o trabalho realizado no município merece ser levado até outras cidades”, enfatizou. Entenda o IDEB O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo Inep em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir num só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios. Com o Ideb, ampliam-se as possibilidades de mobilização da sociedade em favor da educação, uma vez que o índice é comparável nacionalmente e expressa em valores os resultados mais importantes da educação: aprendizagem e fluxo. A combinação de ambos tem também o mérito de equilibrar as duas dimensões: se um sistema de ensino retiver seus alunos para obter resultados de melhor qualidade no Saeb ou Prova Brasil, o fator fluxo será alterado, indicando a necessidade de melhoria do sistema. Se, ao contrário, o sistema apressar a aprovação do aluno sem qualidade, o resultado das avaliações indicará igualmente a necessidade de melhoria do sistema. O Ideb vai de zero a dez. O Ideb também é importante por ser condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade do PDE para a educação básica. O Plano de Desenvolvimento da Educação estabelece, como meta, que em 2022 o Ideb do Brasil seja 6,0 – média que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável a dos países desenvolvidos. Foto: Jéssica Bazzo Cidade de Rio Verde é referência no IDEB