Socialização e interação foram promovidas na noite desta terça-feira, 21, com o encerramento do curso de Pró-letramento em Língua Portuguesa. Durante os últimos seis meses, gestoras e educadoras da educação infantil e ensino fundamental do 1º ao 5º trabalharam os eixos de leitura, escrita, produção e oralidade de forma inovadora.
A coordenadora do Pró-Letramento da Secretaria Municipal de Educação (SME), Luzimeire Guimarães explicou que foram abordados os processos de alfabetização e letramento. “As participantes trabalharam leitura e noções de escrita, não só na prática em si, mas dentro da funcionalidade deste hábito, começando a partir da educação das crianças com base nos questionamentos: Eu leio para que? Quando? e Por quê?, aprendendo a planejar aulas que façam sentido aos alunos, não simplesmente uma atividade escolarizada, mas mediante uma ação em que eles aprendam na instituição de ensino por meio de recursos que fazem parte da realidade do estudante”, finalizou.
A professora do 1º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Nestor Fonseca, Ana Cláudia de Jesus destacou que a experiência de participar do curso foi muito satisfatória. “Eu não sabia da importância da produção de textos coletivos com os alunos, de como seria feita esta produção, agora tenho domínio de novas técnicas para repassar o conhecimento”, afirmou.
A coordenadora pedagógica do Centro Municipal de Ensino Infantil (CMEI) Carminda de Castro, Ana Maria de Rezende relatou que a participação no Pró-letramento foi inovadora. “A capacitação promoveu mudança de postura e direcionamento das aulas. O crescimento é visível, foi muito significativo, estamos encerrando com chave de ouro esta oportunidade que a SME nos proporcionou”, concluiu.
O secretário de Educação, Levy Rei de França acompanhou algumas das apresentações e destacou que dentro das propostas para melhoria na qualidade da educação uma das linhas de ação diz respeito à competência profissional. “Trabalhamos a formação inicial e a formação continuada, os docentes recebem atualizações sobre as práticas pedagógicas e as tecnologias da informação, esta é uma das metas que está dentro do Planejamento Estratégico da SME para os próximos quatro anos. A educação cresce em vários aspectos, um deles ocorre quando o profissional percebe que tem algo a ensinar e se sente capacitado”, pontuou.
O Pró-Letramento está no município desde 2009 e atualiza as técnicas e práticas pedagógicas dos educadores em Linguagem e Matemática.
Foto: Jéssica Bazzo
Encerramento aconteceu na última terça-feira, 21 de maio