A preocupação com segurança é uma rotina cada vez mais constante no mundo moderno. Casas são protegidas por alarmes, cercas elétricas e até cães treinados. Nos aeroportos, a revista às bagagens é uma rotina praticada há bastante tempo, na tentativa de evitar o tráfico, contrabando e terrorismo. Nesse sentido, a Prefeitura de Rio Verde, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, enviou os servidores do Aeroporto Municipal General Leite de Castro, Fernando Guimarães e Dayanne Ferreira, para participarem de um curso em Caldas Novas entre os dias 26 de outubro à 1° de novembro, com o objetivo de especializar o Agente de Proteção da Aviação Civil (Apac) na operação e manuseio dos equipamentos de Raios-X, utilizados como medida preventiva para a detecção de armas e objetos nas bagagens que possam ser utilizados contra a aviação civil.
Segundo Fernando Guimarães, que é o gestor de segurança do Aerporto de Rio Verde, o curso é uma das várias exigências da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para que os passageiros tenham mais segurança na hora dos embarques e desembarques. "Esse curso tem o foco em nos preparar, nos qualificar para que possamos aproveitar desse equipamento de Raio-X, que inclusive já está em fase de licitação, a Prefeitura de Rio Verde está prestes à adquirí-lo e atender mais essa exigência da Anac a fim de garantir a segurança a quem passe por aqui", disse.
Fotos: Sedec
O curso aconteceu em Caldas Novas e o objetivo foi treinar servidores para o manuseio de equipamentos de Raios-X nos aeroportos
Fernando (de branco e calça jeans) e Dayanne receberam as orientações no curso