Sefaz Fácil. Este é o nome do programa de excelência no atendimento implantado pela Prefeitura de Rio Verde na Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), com o objetivo de medir o grau de satisfação do usuário dos serviços de atendimento e promover as devidas melhorias.
O programa é similar ao utilizado pelas unidades do Vapt-Vupt, órgão público que alcança altos índices de aprovação mensalmente. De acordo com o Júlio Pimenta, um dos diretores do Vapt-Vupt em Rio Verde, e quem está auxiliando no processo de implementação do programa na Sefaz, o programa ainda permite ao gestor o acompanhamento do desempenho de cada um dos atendentes. “Pela tela do computador, podemos saber por exemplo, em tempo real, se o atendente está ausente do seu local de trabalho, quantos contribuintes ele atendeu no dia, se o seu rendimento está satisfatório ou não,” destacou Júlio. O Sefaz Fácil ainda mensura a quantidade de senha emitidas e atendidas. A qualidade do atendimento é medida como Ótimo, Bom e Regular. O programa gera os relatórios e permite a análise individual dos servidores. E segundo Júlio, o estudo não é pautado apenas nos índices. “Trabalhamos toda uma postura de atendimento em que a prioridade é o contribuinte. O funcionário não deve por exemplo atender ao celular enquanto atende e tudo isso é observado,” destacou. Segundo informou o secretário Zeir Ascari, desde o início do funcionamento da nova sede, no último dia 22 de agosto, a média de atendimento na Sefaz tem girado em torno de 500 contribuintes por dia e o objetivo da iniciativa de implementar o programa é garantir a satisfação dos cerca de 5 mil contribuintes. O secretário apresentou o programa para alguns profissionais do Rádio e TV em um café da manhã realizado nesta sexta-feira, 26, e deverá ser apresentado para comunicadores do impresso em breve. Quem participou da reunião só teve a elogiar. “A nova Sefaz e este programa de atendimento está revolucionando a administração pública em Rio Verde. O Poder Público deu um passo contemporâneo no que diz respeito a atendimento ao público e funcionalismo,” destacou o radialista Isaac Pires. “Com essa iniciativa, promovemos mais do que uma mudança de prédio, mas uma mudança de cultura, de posicionamento, uma quebra de paradigma. É com grande prazer que apresentamos nossa nova casa e este programa que visa a excelência dos nossos serviços,” finalizou Ascari.
Fotos: Washington Oliveira
Encontro reuniu profissionais do Rádio e da TV Secretários Municipais também participaram do evento Após a reunião, o grupo seguiu em visitação ao novo prédio da Sefaz