Em 2009, o Secretário de Educação Levy Rei de França realizou 95 reuniões com os Conselhos Escolares da Rede Pública Municipal. No primeiro semestre, as reuniões foram para orientar quanto à ação administrativa, financeira e pedagógica e promover a regularização funcional onde fosse necessário. Mereceu destaque em todos os encontros a metodologia de execução financeira dos recursos destinados pelos governos do município e da união, para aquisição da merenda escolar, de bens de capital e de custeio.
Já no segundo semestre os encontros focaram a avaliação dos trabalhos e esclarecimentos de dúvidas. Segundo o Secretário, nestes dez meses de governo pode-se observar mudança comportamental da comunidade escolar, que antes via o conselho apenas como um fim necessário para recebimento de recursos financeiros e não como meio de participação colegiada na gestão escolar. Conforme destacou Levy, problemas existem e continuarão a existir, como é comum em qualquer instituição, mas, é perceptível o envolvimento e o compromisso dos pais com a gestão escolar. “Eles estão acompanhando a qualidade do processo ensino-aprendizagem, a oferta da merenda escolar, a reforma da escola, a movimentação financeira, além de estarem reivindicando melhorias na infraestrutura, , retribuindo através da gestão participativa a educação de qualidade que os filhos recebem na Escola Pública Municipal”, observa.
Para Levy Rei de França o contato com a comunidade na unidade auxilia na organização de seu governo.
A Rede Pública Municipal de Educação conta hoje com 69 Conselhos Escolares, incluindo zona urbana, zona rural e distritos. Em 2008 eram 45 conselhos, dentre estes, 21 tiveram seus atos constitutivos revisados e regularizados em 2009, e 24 novos conselhos foram criados. Vale, ainda, ressaltar que a prática de conselhos escolares acontecia só nas unidades de ensino fundamental. Hoje todas as unidades de educação infantil, seja creche ou pré-escola, têm seu Conselho Escolar.
Levy destaca a participação dos pais nas reuniões dos Conselhos Escolares realizadas em 2009
Todas as unidades escolares municipais contam com Conselho Escolar