Foi realizada na manhã dessa quarta-feira, 11 na sede do Caps AD, a 3ª Reunião Ampliada Intersetorial da Rede de Atenção Psicossocial. Promovida pelo Núcleo de Saúde Mental da Secretaria de Saúde, reuniu representantes e profissionais de diversas áreas que integram a Rede Intersetorial na atenção compartilhada e integrada dos usuários, tais como Albergue Municipal, Caps AD, Caps II, Cras, Creas, Cerest, CPP, Penitenciária de Rio Verde, Polícia Militar, Samu, UBS, Nasf, Uni RV, Hospital Municipal, Associação Pró Caritas, Hospital Psiquiátrico Marat de Souza.
O objetivo principal é fortalecer a Rede de Saúde Mental do Município, além de promover o diálogo intersetorial, conhecer os serviços de todas as áreas, expor dificuldades, demandas e possíveis intervenções conjuntas visando a melhoria na qualidade do serviço prestado e dar maior resolutividade aos casos assistidos", ressaltou Eleida Mello, Coordenadora de Saúde Mental.
O secretário de Saúde, Francisco Barreto, ressaltou a importância do trabalho realizado por esses profissionais, “essa é uma área ainda muito estigmatizada, onde existe muito preconceito. O trabalho realizado por vocês profissionais de saúde, médicos, enfermeiros, técnicos e assistentes sociais é de extrema necessidade para resgatar o indivíduo marginalizado e libertá-lo, mostrar a ele que ele apesar de doente é um cidadão e tem direitos e deveres. É preciso olhar para esse indivíduo com compaixão, compreender e ajudá-lo a resgatar os valores perdidos”, destacou o secretário. Ao final de sua explanação ainda se colocou à disposição para auxiliar os profissionais ali reunidos a conseguir implantar as deficiências detectadas, “não iremos poupar esforços para sanar as dificuldades e as demandas, a preocupação da nossa gestão é com o social, atender as pessoas que realmente precisam e faremos todo o possível para levar a essas pessoas um atendimento humano e de qualidade”, finalizou Barreto.
Fotos: Charlene Carmo
Psicologas do Caps AD Fabiana e Carol explicam a importância da Rede Integrada no cuidado aos doentes
Representantes de órgãos de saúde e assistência social participam da III Reunião Ampliada Intersetorial