A Prefeitura de Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, informa que aconteceu durante toda sexta, 20, uma Reunião com a Coordenação da Atenção Básica para as enfermeiras coordenadoras das Estratégias de Saúde da Família (ESF), Unidade Básicas de Saúde (UBS) e do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF).
De acordo com Dulcemar Mendes Rocha, coordenadora das enfermeiras das UBS e ESF, a pauta principal é a elaboração do calendário das ações de saúde que serão desenvolvidas em 2015. E para essa reunião também foi falado sobre a Central de Regulação Ambulatorial através da coordenadora do CRA, Luciene Rodrigues de Oliveira, e sua equipe.
No período da manhã a abordagem foi focada em propostas de ações, também sobre programas como as Academias da Terceira Idade. As profissionais relataram e opinaram sobre suas experiências e sempre com o intuito de trazer qualidade para o serviço prestado.
Já no período da tarde a abordagem foi focada no CRA para mostrar às profissionais como é seu fluxo e qual tipo de documentação os pacientes precisam para serviços de média e alta complexidade. Para Luciene, é muito importante que as regras e protocolos sejam seguidos, porque assim ao chegar os documentos corretos na Regulação de Goiânia o tempo resposta deles será menor e como consequência do CRA de Rio Verde também, afirma a coordenadora.
Dentro das orientações sobre o CRA, a coordenadora e sua equipe, reforçaram a importância do trabalho das enfermeiras em suas Unidade, pois, é através das UBS e ESF que esses pacientes chegarão à Central de Regulação que fica no Cais. Para finalizar, Luciene, ainda disse que o paciente bem orientado é uma saúde tranquila.
Equipe de enfermeiras coordenadoras das UBS e ESF de Rio Verde
Equipe Centro de Regulação Ambulatorial de Rio Verde