O secretário de Educação, Levy Rei de França, participou nesta terça-feira, 14, da abertura do 14º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, o qual esta sendo realizado pela Undime, de 14 a 17 de maio, no Complexo Costa de Sauípe, localizado no município de Mata de São João (BA), a cerca de 60 km de Salvador. Com o tema “Novos tempos, novas jornadas – O Dirigente Municipal de Educação como sujeito da gestão municipal”, o Fórum é um espaço de debate referente aos principais assuntos relacionados à educação Pública.
Dentre as autoridades, esteve presente o ministro da Educação, Aloizio Mercadante que fez uma apresentação sobre o trabalho desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) e também exibiu a evolução das políticas públicas aplicadas à educação da pré-escola até o pós-doutorado. O Ministro fez questão de destacar ainda o trabalho de valorização das competências não-cognitivas, baseado em uma pesquisa norte-americana. “Antes mesmo do pronunciamento de Aloizio Mercadante, há dois meses Rio Verde já havia lançado um projeto valorizando aquilo que hoje em nível nacional também está sendo destaque dentro do segmento educacional, que são as competências não-cognitivas”, pontuou França.
O Fórum reuniu mais de 1.100 secretários de educação. Levy, que é vice-presidente da Undime/GO explicou que durante os quatro dias de evento serão discutidos, sob a perspectiva do dirigente, assuntos contemporâneos relacionados à educação como: avaliação da educação básica e os indicadores educacionais na perspectiva do Inep; garantia do acesso da permanência, da aprendizagem e da conclusão da Educação Básica na idade certa; articulação com o terceiro setor; gestão da rede ou do sistema municipal de ensino; processo de construção da Conae 2014 e do Plano Nacional de Educação (PNE); políticas e programas do FNDE, da Secretaria de Educação Básica e do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome; valorização dos profissionais de educação com formação e carreira; políticas educacionais para inclusão na perspectiva da Secadi; políticas de articulação para a construção do sistema nacional de educação na perspectiva da Sase; gestão do direito à educação e ao conhecimento; e financiamento da educação.
Nesta sexta-feira, 17, serão promovidas as eleições em nível nacional dos dirigentes municipais de educação que representarão a instituição.