A secretária Municipal da Educação, Diones Rosária Pereira Lopes e o Gestor Administrativo Pedagógico da SME, Leonardo Lopes, visitaram hoje, 20 de março, as escolas da Rede Municipal de Ensino Fundamental, para acompanhar as eleições do Grêmio Estudantil.
Em entrevista à TV Anhanguera, a secretária afirmou que o Grêmio faz com que as crianças entendam, desde cedo, a importância de votar para eleger um representante. Devani Girotto, Coordenadora dos Grêmios da Rede do Município da SME, também, em visita às escolas, disse que acredita na formação de um Grêmio Estudantil participativo e democrático, por meio de dinâmicas fundamentadas para o fortalecimento e promoção da cultura cívica.
As eleições do Grêmio Estudantil se iniciaram hoje, pela manhã, em 42 escolas do ensino fundamental e se estenderam na parte da tarde. Esta ação democrática funciona com base em normas preestabelecidas pela unidade escolar, com urna e participação de mesários e fiscais, que são os próprios alunos.
Na escola Prof. Waldyr Emrich Portilho, no bairro Santo Agostinho, teve até título eleitoral fictício. Durante a visita, a Secretária aproveitou para conversar com os alunos e orientá-los sobre a importância de uma eleição. Dirceu Lacerda, aluno do 3º ano na Waldyr Emrich, candidato a Secretário, pela Chapa "Os Guerreiros", disse que o Grêmio existe para facilitar o trabalho dos professores na educação dos alunos. Emyldes Silva, Diretora da EMEF Prof. Clóvis Leão, no bairro Céu Azul, disse que os alunos que compõem as chapas do Grêmio, na escola, estão conscientes que, se eleitos, estarão representando um grupo. A apuração dos votos acontecerá, nas escolas, ainda hoje.
Secretária Diones dá entrevista para repórter Karla Izumi, da TV Anhanguera
Jovem desempenha papel de fiscal na votação