O Prefeito de Rio Verde, Juraci Martins de Oliveira, participou na manhã desta sexta-feira, 09, de reunião realizada no auditório do HURSO (Hospital de Urgência da Região Sudoeste), localizado na cidade de Santa Helena de Goiás.
O encontro faz parte de uma série de visitas realizadas pelo Secretário Estadual de Saúde, Antônio Faleiros. Ele esteve acompanhado do promotor de justiça, Marcelo Celestino e o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Sebastião Tejota. Além deles, prefeitos de várias cidades do Sudoeste Goiano estiveram presentes.
O Secretário Antônio Faleiros abriu o encontro afirmando que o “modelo de administração do HURSO é exemplar, e que não existe ingerência política na instituição”. Entretanto, Faleiros disse estar ciente dos desafios que a saúde pública enfrenta não só em Goiás, como em todo o Brasil.
Em julho deste ano, o HURSO completou um ano de pleno funcionamento, cumprindo a missão de prestar assistência hospitalar aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), com qualidade, segurança e humanização. Nesses 12 meses, realizou mais de 140 mil atendimentos, com um investimento de cerca de R$ 20 milhões repassados pela Secretaria Estadual de Saúde de Goiás. Recebeu a nota 9,32 que o enquadrou no conceito A, da Comissão Avaliadora do Estado de Goiás.
O hospital está estruturado com 122 leitos, dos quais 89 são de internação e os outros de retaguarda. Possui um perfil de atendimento direcionado à urgência, com foco em traumatologia, ortopedia, cirurgia geral intensiva adulto e pediátrica e neurocirurgia. O modelo hospitalar da Unidade é o de Organização Social (OS), gerido pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar.
Mesmo assim, muitas vezes a demanda por leitos na região é muito grande, e o encontro serviu, principalmente, para se estabelecer um princípio de negociação para a criação, na região de uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva) neonatal. A UTI neonatal é um local específico do hospital para onde se levam os bebês recém nascidos que apresentam algum risco de vida, e todos os que nascem prematuros, ou seja, antes das 37 semanas de gestação. Na unidade ficam de plantão 24 horas por dia, 02 enfermeiras e 1 médico que tem a responsabilidade de cuidar de qualquer necessidade do bebê, prestando auxílio à sua saúde e desenvolvimento.
Para Antônio Faleiros, uma estrutura como esta seria indispensável para a rede pública da região. Entretanto, ele ponderou que “uma UTI neonatal fugiria do perfil de atendimento que hoje é realizado pelo HURSO”, e sugeriu uma nova parceria, trazendo uma unidade neonatal para a cidade de Rio Verde, que seria construída no Hospital Presbiteriano Dr. Gordon.
O prefeito Juraci Martins reafirmou seu compromisso de continuar buscando alternativas para sempre atender melhor a população, mas fez uma ressalva: “A saúde de Rio Verde está sobrecarregada. Atendemos muito além de nossa capacidade graças a moradores de outras cidades. Por muitas vezes, não recebemos o repasse que nos é devido, o que coloca o Município em uma situação delicada”.
Para Leonardo Vieira do Carmo, Secretário Municipal de Saúde de Rio Verde, é imperativo que as vagas de UTI destinados a pacientes do SUS sejam colocadas em um mecanismo de controle integrado, que permita que todos os municípios da região se comuniquem, oferecendo chances melhores de tratamento digno à pacientes da rede pública de saúde. Ele também ponderou que os municípios precisam investir mais em ações preventivas, desonerando assim os cofres públicos, uma vez que é bem menos dispendioso investir em consultas de caráter pré-natal, do que em um parto pré-maturo.
Ao final do encontro, ficou decidido entre a Secretaria Municipal e a Estadual de Saúde e a direção do Hospital Presbiteriano Dr. Gordon, representado pelo médico Osvaldo Fonseca Júnior, que na próxima semana representantes das três entidades irão se reunir para definir os próximos passos para a construção de uma UTI neonatal na cidade de Rio Verde. De acordo com Fonseca, o contato com os profissionais que assumiriam postos na unidade já está bem adiantado, e existindo boa sintonia entre governo estadual e os gestores do hospital, em breve o problema da falta de vagas para recém nascidos será amenizado.
Fotos: Cairo Fagundes
Osvaldo Fonseca, garantiu que uma reunião definirá os passos para a construção de uma UTI neonatal em Rio Verde
Leonardo Vieira, Secretário de Saúde de Rio Verde defendeu uma integração da saúde na região
Secretário de Estado da Saúde, Antônio Faleiros, destacou o atendimento modelo do Hurso
Juraci reafirmou o compromisso de continuar sempre a atender melhor a população
O promotor de justiça, Marcelo Celestino, falou aos presentes
O Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Sebastião Tejota, também esteve presente