A Secretaria de Saúde informa que conta agora com o serviço de ouvidoria, implantado com o intuito de reforçar o controle social e a participação ativa da população na gestão, comunicando, acompanhando, fiscalizando, monitorando e avaliando as internações hospitalares e procedimentos de alta complexidade realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo o secretário da Pasta, Leonardo Vieira do Carmo, o serviço foi disponibilizado para que a comunidade estreite seu relacionamento com os servidores da saúde, opine e sugira melhorias. “Queremos resgatar e fortalecer o comportamento ético. Além, de contribuir para mudanças culturais na área. Esse trabalho está sendo realizado em caráter educativo, uma vez que dissemina informações e incentiva a sociedade a exercer sua cidadania.”, comentou. O serviço irá funcionar de forma que, recebendo as manifestações dos cidadãos em forma de solicitação, reclamação, denúncia, sugestão e elogios referentes aos serviços prestados, a ouvidoria cumprirá o papel de fiscalizar e encaminhar as observações aos órgãos competentes. “Desta forma, a sociedade é reconhecida como agente público, uma vez que sua opinião será considerada no momento de criar, avaliar ações, programas e políticas elaboradas para as áreas da saúde”, explicou Leonardo. Para colaborar para a melhoria dos serviços na saúde do município, o cidadão poderá entrar em contato no telefone (64) 3602-8125, pelo e-mail ouvidoriasusrv@gmail.com ou se dirigindo até a sede da Secretaria na Rua Joaquim Mota, 257, Bairro Santo Antônio.