Logo cedo nesta segunda, dia 11, várias pessoas, entre profissionais de saúde, estudantes, soldados do Tiro de Guerra, demais integrantes da comunidade rio-verdense e até os idosos da Academia da Terceira Idade (ATI) se reuniram em frente à construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para participar da 2ª Caminhada do Dia Nacional da Promoção de Qualidade de Vida.
Segurando faixas e balões e entre gritos de “saúde”, as pessoas percorreram Avenida principal até chegar à Praça da Matriz, onde puderam assistir à apresentação da Orquestra de Sanfoneiros e Violeiros de Rio Verde> As crianças ainda puderam degustar algodão doce, pipoca e brincar no pula.
A mobilização foi promovida pela Prefeitura de Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde e Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), e faz parte de uma iniciativa que visa estimular a prática de exercícios físicos e a boa alimentação, como alternativas importantes para melhoria da qualidade de vida.
Segundo a coordenadora da Estratégia Saúde da Família (ESF), Edna Márcia Cordeiro Souza Renesto, esta data já é um marco para a saúde e deve ser comemorada todos os anos em Rio Verde, através da caminhada, um ato simbólico.
O projeto é originário da Campanha “1000 cidades, mil vidas” promovida pela Organização Mundial de Saúde. A data é apontada como o momento de realização de manifestações que destaquem aspectos da promoção da qualidade de vida nas cidades, entre eles, o acesso a espaços de lazer, a melhoria da mobilidade urbana, o cuidado com o meio ambiente e a segurança no trânsito.
Fotos: washington Oliveira
Caminhada reúne populares e representantes de vários segmentos
Até integrantes da terceira idade participaram do evento
Faixas lembram o Dia Nacional da Promoção da Qualidade de Vida
Evento promove interação de todos os participantes
Orquestra de Sanfoneiros e Violeiros se apresenta no local