“Rio Verde Sem Drogas”. Esse é o título do curso que está sendo oferecido até a próxima quinta-feira, 26, no auditório do Senac, através de uma parceria da Prefeitura de Rio Verde e da Polícia Civil. O treinamento teve início na noite desta terça-feira, 24, e estão participando em torno de 150 pessoas, entre empresários, comerciantes, educadores e profissionais da saúde.
Para a abertura oficial compareceram várias autoridades, como: o vice-prefeito e secretário de Ação Urbana, Demilson Lima (representando o prefeito Juraci Martins); o delegado da Polícia Civil, Danilo Fabiano, peça-chave na idealização do curso; a vereadora Maria José Cabral, que no ato representou o Legislativo rio-verdense; o comandante da Polícia Militar, Cícero Otaviano; o empresário Ivo Marques, diretor da Associação Comercial e Industrial de Rio Verde (Acirv), co-realizadora do treinamento; presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Rio Verde (Sincogarv), Adival Gomes; o presidente do Conselho de Segurança Municipal (Conseg), Manuel Divino; e representando o deputado federal Heuler Cruvinel (grande incentivador da iniciativa como ferramenta no combate às drogas), José Antônio.
O delegado Danilo Fabiano explicou o motivo da iniciativa, que já está em sua quinta edição, e do qual já participaram quase mil pessoas. “Nas outras etapas, o treinamento foi destinado para as comunidades escolar e da saúde. Desta vez, quisemos atingir os empresários, pois entendemos que toda a sociedade deve ser envolvida nessa luta contra as drogas e em prol da resolução desse problema. Nesse curso, os participantes aprendem a identificar o usuário, são orientados sobre os efeitos que as drogas podem causar à família e ressaltar que esse assunto deve ser falado constantemente com os nossos jovens, escola, em casa e em todo momento. Consiste em um trabalho preventivo”, explicou. O vice-prefeito Demilson Lima agradeceu o empenho do delegado nessa luta e comentou que o intuito é afastar o jovem desse mal, que tem assolado toda a sociedade. “O Danilo Fabiano está desempenhando um papel fundamental e incondicional nessa causa. Parabéns pelo belíssimo trabalho. Digo que estamos multiplicando vidas na realização do curso, pois, assim, tentamos prevenir e evitar que os nossos jovens sejam atingidos pelas drogas. Consiste na devolução da confiança dos pais e familiares que tem, ou já tiveram, seus filhos envolvidos. Acho que o problema é de todos nós,” disse. Quem está tendo a oportunidade de participar do treinamento destaca sua importância e elogia a iniciativa. É o caso da recepcionista Joelma Arantes Dias, que trabalha em uma grande empresa da Cidade. “Sou mãe e acho essencial essa preocupação que a sociedade, como um todo, tem tido com relação às drogas. É um problema que atinge todos nós e se tornou um verdadeiro caos em nossa cidade,” destacou. O técnico em segurança do trabalho, Vanderlan de Souza Silva, também comentou que está gostando do que já ouviu no treinamento sobre o assunto. “As palestras são bem explicativas, as pessoas aqui envolvidas tem conhecimento de causa para falar a respeito. Esse trabalho preventivo é muito legal, pois podemos orientar os nossos colegas de trabalho que são pais e mães de família, por exemplo”, finalizou. Sobre o curso Durante os três dias, o público assistirá a palestras com psicólogos, médicos, biomédicos, biólogos, que estão enfatizando os seguintes temas: como deve ser o trabalho preventivo às drogas; motivação para prevenção; toxicologia das drogas; as características e diagnósticos laboratoriais; a legislação vigente sobre o assunto; exibição do filme, recém produzido com artistas de Rio Verde e lançado dias atrás, “Me dê a Mão”; e momentos de reflexão com o Grupo Gênesis, centro de recuperação para usuários em tratamento.Fotos: Washington Oliveira/Cedson Batatinha
Autoridades presentes no evento Danilo Fabiano: "Esse curso consiste em um trabalho preventino" Maria José parabenizou iniciativa do Danilo Fabiano Demilson Lima: "Estamos multiplicando vidas com a realização desse curso"