A Prefeitura de Rio Verde através da Secretaria de Turismo se prepara para o natal luzes. Com a mão de obra de várias artesãs que estão confeccionando centenas de enfeites que irão ornamentar a cidade durante as festas de fim de ano.
Usando basicamente matérias-primas recicláveis, em sua grande maioria garrafas PET as artesãs se dedicam várias horas para transformar lixo em arte.
De flores a borboletas, de árvores de natal a bonecos de neve, a imaginação e criatividade ganha corpo realizando verdadeiras maravilhas com matérias que antes iriam se acumular e reduzir a capacidade do aterro sanitário.
Os trabalhos estão concentrados no Centro de Apoio ao Turista (CAT), no prédio do antigo Fórum, onde estão sendo aceitas doações de matérias-primas, como a garrafa PET. Segundo a secretária de Turismo Lucia Michalczyk, os ornamentos desse ano revolucionaram o natal de Rio Verde, uma vez que a decoração não ficará restrita aos enfeites PET, aproveitando de elementos da nossa cultura e flora local.
Assim como no ano passado a praça central da Alameda Barrinha receberá uma gigantesca árvore de natal juntamente com outras peças de decoração.
O que é o Plástico PET:
Com o nome de Politereftalato de etileno ou PET é um polímero termoplástico, desenvolvido por dois químicos britânicos Whinfield e Dickson em 1941, formado pela reação entre o ácido tereftálico e o etileno glicol, originando um polímero, termoplástico. Utiliza-se principalmente na forma de fibras para tecelagem e de embalagens para bebidas.
Possui propriedades termoplásticas, isto é, pode ser reprocessado diversas vezes pelo mesmo ou por outro processo de transformação. Quando aquecidos a temperaturas adequadas, esses plásticos amolecem, fundem e podem ser novamente moldados.
As garrafas produzidas com este polímero só começaram a ser fabricadas na década de 70. As garrafas produzidas com este polímero podem permanecer na natureza por até 800 anos.
Fotos: Naira Penteado
Elementos tradicionais como a representação do pequi serão confeccionados e utilizados na decoração
Centenas de borboletas feitas com PET irão compor a decoração do natal
Peça que representa uma das mais tradicionais árvores do cerrado, o ipê amarelo
O trabalho é desenvolvido por mãos habilidosas de artesãs que não medem esforços para construir os efeites