A Prefeitura de Rio Verde através da Secretaria Municipal de Comunicação informa que segundo dados estatísticos do Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos da Secretaria de Gestão e Planejamento (IMB/Segplan) que a cidade de Rio Verde mantém sua posição de 4º maior Produto Interno Bruto (PIB) do estado de Goiás.
O grande destaque para tal posição deve-se a pujante indústria agropecuária bem como o setor de serviços refletindo um percentual de 4,3% no PIB geral de Goiás, ou seja, R$ 4, 160 bilhões.
No ranking estadual agropecuário, Cristalina ocupa a primeira colocação e Rio Verde ficou com a segunda posição com 4,6% do valor adicionado da agropecuária estadual, seguido de Jataí, Chapadão do Céu, Ipameri, Mineiros, Luziânia, Morrinhos, Quirinópolis e Montividiu.
A principal sub-atividade, verificada, foi a de lavouras temporárias, com a produção de soja, milho e sorgo. Na pecuária, o município se destacou na produção de aves, suínos e bovinos. A produção agrícola representou 1,2 milhões de toneladas, e o município foi responsável por 1,2% da produção nacional de grãos. A utilização de tecnologias avançadas e a profissionalização do produtor criaram maior sinergia na disseminação das técnicas de cultivo e na melhoria do processo produtivo. Em Rio Verde, a atividade agropecuária bastante integrada às agroindústrias, principalmente do ramo alimentício.
Veja o ranking dos dez maiores PIB’s de Goiás:
1º. Goiânia (25,1%);
2º. Anápolis (10,3%);
3º. Aparecida de Goiânia (5,3%);
4º. Rio Verde (4,3%);
5º. Catalão (4,1%);
6º. Senador Canedo (3,3%);
7º. Itumbiara (2,3%);
8º. Jataí (2,2%);
9º. Luziânia (2,1%);
10º. São Simão (1,4%).
Vale destacar que para a realização da pesquisa o instituto usou dados base do ano de 2010. Para acessar a pesquisa completa acesse o link da Segplan:
www.seplan.go.gov.br/sepin/pub/pib/pibmun2010/pibmun2010.pdf