Em sua quinta edição o “Rio Verde Nossa História em Evidência” teve, ontem, dia 10, a sua abertura oficial que contou com a presença do vice-prefeito, Leonardo Veloso do Prado, do secretário de Ciências, Tecnologia e Cultura, Marat de Sousa, do secretário de Comunicação, Alessandro Cabral, da presidenta da Academia Rio-verdense de Letras, Artes e Ofício, Zilda Pires, do 1º Sargento do TG/Rio Verde, Edmilson Fernandes de Oliveira e demais autoridades.
O evento que acontece nas dependências e na rua lateral do Palácio da Intendência (Antiga Cadeira Pública de Rio Verde e hoje anexo da Secretaria de Cultura), abre espaço para uma mostra cultural de Rio Verde. “Um evento como esse vem para resgatar as nossas tradições”, disse o secretário, Marat de Souza.
Nos quatro dias de evento os visitantes poderão ver uma exposição de fotos dos ex. intendentes e ex. prefeitos de Rio Verde, conhecer um pouco da história do Palácio da Intendência, que no início do século passado abrigou presos políticos importantes como o fundador de Goiânia, Pedro Ludovico Teixeira.
A gastronomia goiana também está em evidência. Todas as noites será servido um jantar com comidas típicas de Goiás, como: pequi, galinhada, lingüiça de porco caipira, feijão tropeiro, entre outras delícias. Nas barracas podem ser encontradas outras iguarias goianas como: pamonha, chica doida, cachaça, caldo de frango e doces caseiros.
Artesanato, quadros, e uma apresentação ao vivo de como tecer e fiar podem ser vistos pelos visitantes. A Fesurv trás uma exposição de animais empalhados do Cerrado Goiano. As Faculdades FAR e Objetivo mostram os cursos oferecidos pelas intuições, com aferição de pressão por seus alunos e até um esqueleto humano.
Um resumo da história do Município pode ser conferido nas barracas espalhadas do Evento. “Esse é o espaço onde as famílias rio-verdenses podem trazer seus filhos e assim, em família e em um ambiente agradável podem conhecer a nossa história”, disse o vice-prefeito de Rio Verde, Leonardo Veloso do Prado.
A banda Municipal abriu a noite de ontem com o Hino Nacional. As alunas do Colégio Estadual Olinto Pereira de Castro, Léia Oliveira e Josiana de Jesus, emocionaram o público presente, quando entoaram o hino de Rio Verde. E para fechar a noite com chave de ouro, pela primeira vez no Município, a cantora goiana, Maria Eugênia e sua banda, cantou para o público presente.
“Um povo sem cultura é um povo fraco, pobre. Tenho certeza que Rio Verde a cada dia enriquece e se fortalece com eventos como esse. Só temos que agradecer ao prefeito de Rio Verde, Paulo Roberto Cunha, que por força maior, não pode estar aqui hoje, pelo incentivo dado a Cultura da nossa Cidade, e que não mede esforços para realizar eventos como esse”, disse a presidenta da Academia Rio-verdense de Letras, Artes e Ofícios, Zilda Pires.
Programação de hoje, quinta-feira, dia 11
Durante todo o dia, alunos das escolas do Município, visitam a Feira. A partir das 18h30 as apresentações artísticas serão as seguintes:
· Orquestra de Sanfoneiros e Violeiros de Rio Verde;
· Apresentação de dança por alunos da escola Escadinha do Futuro;
· Peça de Teatral – “Os Saltimbancos”;
· Roda de Capoeira;
· Apresentação do grupo IAM de percussão;
· E o encerramento com a dupla – Cristiano Ferraz e Denorui
“Até sábado, Rio Verde respirará cultura. E temos que fazer um agradecimento especial ao comandante do TG de Rio Verde, o 1º Sargento, Edmilson Fernandes, que liberou a área para exposição das barracas e do palco, porque o local é uma área militar, e o Comandante entendeu a importância do evento e não mediu esforços para nos ajudar”, finalizou, Marat de Sousa.