Conhecido como AVC ou popularmente como “derrame”, o Acidente Vascular Cerebral acontece devido a interrupção do fluxo sanguíneo ate o cérebro. É uma doença que acomete mais os homens, mas muito cuidado que ela pode acontecer em qualquer idade.
Existem, pelo menos, dois tipos de AVC;
O AVC hemorrágico que se dá após o rompimento de um vaso cerebral provocando hemorragia. E o AVC isquêmico que acontece devido a obstrução de uma artéria dentro do cérebro.
De acordo com dados levantados pelo portal Pfizer Brasil, o acidente vascular cerebral (AVC) é a doença que mais mata no Brasil e a que mais causa incapacidade no mundo. A demora em procurar um atendimento pode ser fatal!
Em Rio Verde um novo protocolo de atendimento foi implementado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde. O secretário municipal de saúde, Thiago Souza, explica: “Nosso município vem fazendo uso de tecnologias e investindo em capacitação e integração nas redes de urgência e emergência. Nós estamos agora no Hospital Municipal Universitário, com todas as redes de urgência e emergência, atendendo paciente suspeito de IAM – Infarto Agudo do Miocárdio e de AVC, de forma mais célere, mais rápida e com a maior qualificação, trazendo uma melhora clínica desse paciente, e reduzindo as sequelas desses atendimentos”.
O médico e diretor técnico do HMU, Leonardo Martins explica o protocolo e como ele funciona:
“Quando o paciente chega em nossas portas de entradas que são as duas UPAs, esse paciente diagnosticado com suspeita de AVC é encaminhado para nossa unidade de tratamento que é aqui no Hospital Municipal Universitário, adentrando a unidade, rapidamente a gente já alarma o nosso protocolo e aciona todos os responsáveis; o pessoal da farmácia, da enfermagem e equipe médica. Então rapidamente esse paciente já diagnosticado com AVC, é encaminhado para tomografia, realizando todos os exames, até o início do tratamento com uso do trombolítico. Esse trombolítico é o medicamento endovenoso que a gente usa na veia do paciente para tratamento de AVC. Em um período de três horas e meia de tratamento esse paciente está livre dos sintomas do AVC.”
Caso você perceba sintomas como:
— Dor de cabeça intensa e sem motivos aparente;
— Confusão mental;
— Dificuldade para falar;
— Dificuldade visual;
— Tontura;
— Perda da sensibilidade e/ ou formigamento em um dos lados do corpo.
Em casos desses sintomas vá ate uma de nossas unidades que estão prontas para lhe atender, localizadas nos endereços abaixo. Ou ligue 192-Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
UPA 1 – unidade de pronto atendimento (Dr. José povoa mendes)
Rua augusta bastos, nº 1900, centro
Telefone: (64) 3602-8506
Horário de funcionamento: 24 horas.
UPA 2 – unidade de pronto atendimento (Dr. Paulo César de Carvalho Telles)
rua 28 esq. com rua argentina qd. 17 Lt 17 ai 02, vila santa cruz I
Telefones: 64 3602-8189 e (64) 3602-8188
Horário de funcionamento: aberto 24 horas.
HMU – hospital municipal universitário
Endereço: av. Jerônimo martins, s/n, parques bandeirantes.
Telefones: (64) 3602-8190 e (64) 3602-8191
Horário de atendimento: 24 horas.
É importante saber identificar os sintomas para um tratamento rápido e eficaz, evitando assim maiores danos cerebrais e preservando a vida!