A Prefeitura de Rio Verde através da Secretaria de Obras, iniciou nesta segunda-feira, 03, o término do recapeamento da Rua Quinca Honório Leão, descida para o antigo Clube Amazonas. O trabalho havia sido interrompido devido ao ínicio do período de chuvas levando em consideração a inclinação da via. Agora, os 100 metros que estavam faltando serão rapidamente finalizados.
“Nesse tipo de trabalho onde não há a necessidade de fazer a reincorporação devemos tomar cuidado para que o novo pavimento não tome a forma do asfalto antigo”. Afirmou o secretário de Obras, Luiz Carlos Sabino.
Vale destacar que a secretária de Obras fez um trabalho de total reforma nas máquinas que são destinadas a equipe de pavimentação, chegando à soma de 100 mil reais investidos em conserto dos equipamentos. Uma dessas máquinas fundamentais para o trabalho e a Vibroacabadora, responsável pela distribuição da massa asfáltica, regulando a espessura e densidade do pavimento.
A massa asfáltica que é empregada no trabalho de pavimentação tem em sua composição o Cimento Asfáltico de Petróleo (CAP) que após um processo de usinagem e mistura com elementos agregadores é aquecido até 180 graus, para então ser aplicado e garantir a qualidade do trabalho. Ao observar a olho nu o material tem uma aparência em grânulos, todavia, quimicamente uma parte desse material especificamente o CAP ainda se mantém solúvel, podendo assim aderir ao terreno a ser trabalhado.
Após a conclusão dos trabalhos, os equipamentos serão deslocados para o Bairro Serpró, que irá receber nas Ruas da Esperança e da Saudade a capa asfáltica, concluindo assim o trabalho que tem valor orçado em 400 mil reais.
A secretária de Obras também está concluindo na Vila Menezes o trabalho de desentupimento e conserto estrutural das bocas de lobo, que visa prevenir futuros transtornos a comunidade no período chuvoso.
Fotos: Washington Oliveira
Secretário Sabino acompanha de perto as obras de recapeamento
Comparativo entre a espessura do asfalto antigo com a nova pavimentação
Vibroacabadora, equipamento responsável pela distribuição da nova capa asfaltica
Vila Menezes recebeu uma recuperação total das bocas de lobo do setor