Foi divulgado hoje, 20, em O Popular, que Goiânia ocupa o oitavo lugar no ranking das 50 cidades brasileiras que criaram mais vagas de trabalho nos primeiros cinco meses de 2008. O bom desempenho de Goiânia foi constatado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregado (Caged). O balanço mostrou que o município abriu neste período 9.882 postos de trabalho, número 3,33% acima do que o registrado no mesmo período do ano passado. O setor de prestação de serviços é o principal responsável pelo maior número de vagas e gerou 4.385 novos empregos, o que corresponde a 44,37% do total.
Rio Verde também foi destaque nesta matéria. É que o Município liderou as colocações em Goiás, com 588 vagas, sendo seguido por Santa Helena, com 553 e Goianésia, com 524.
De acordo com Cairo Santos, diretor do Serviço Nacional do Emprego (Sine) de Rio Verde, esta colocação não é surpreendente, já que a Cidade oferece um grande número de oportunidades de empregos, devido, principalmente, às grandes indústrias aqui instaladas. “Na minha opinião, Rio Verde chama muito a atenção também dos recém formados, que encontram aqui uma oportunidade de começar sua carreira”.
Cairo conta que o Sine de Rio verde faz em média 10 mil atendimentos mensais. “Entre janeiro e maio de 2008 passaram pelo Sine mais de 52 mil pessoas e a nossa unidade é responsável por 63% dos atendimentos das 34 unidades de Goiás”.
Ainda segundo a matéria de O Popular, o Caged informa que foram criados 1,05 milhão de empregos com carteira assinada nos cinco primeiros meses deste ano em todo o País. O setor que mais contribuiu para a abertura de vagas no acumulado deste ano foi o de Serviços, com 365 mil novas vagas abertas. Em 2007, o segmento gerou 289 mil novos postos no mesmo período. Já a indústria de transformação gerou 265 mil empregos formais em 2008, contra 271 mil em igual período do ano passado. A construção civil teve forte crescimento neste ano, com 160 mil vagas abertas de janeiro a maio, número superior às 79 mil vagas abertas em 2007.
Para o prefeito, Paulo Roberto Cunha, Rio Verde sempre se destaca na geração de emprego pois aqui se investe na qualificação de mãode-obra isso tem possibilitado ao nosso município estar sempre presente nestas avaliações do Governo Federal.