Rio Verde está entre os cinco municípios do País que foram escolhidos para aplicar o Sistema Nacional de Acompanhamento de Freqüência – Safe. O projeto será executado pela Prefeitura da Cidade, por meio da Secretaria de Educação, e terá a parceria com o Ministério da Educação e com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP.
A opção por Rio Verde se deu porque o Município tem um dos maiores índices de permanência nacional de alunos em salas de aula. Esses números são reflexos das ações coordenadas pelo prefeito Paulo Roberto Cunha. Ele determinou que agentes da educação promovam a inclusão das crianças em idade escolar que estão em casa, sem estudar, na escola.
Em seu artigo 2°, o projeto de lei diz: “Safe é um processo censitário que tem como objetivos precípuos os de oferecer dados precisos e atualização para subsidiar a implementação e o monitoramento das políticas públicas educacionais, garantindo a permanência dos alunos na escola, integrado às ações do Projeto Presença, do Governo Federal”.
O Safe será implantado em todas as etapas de modalidade do ensino fundamental da rede pública de Rio Verde, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Educação, conforme as diretrizes nacionais do programa.
O prefeito Paulo Roberto Cunha destaca a importância de Rio Verde como pólo educacional. “Estamos transformando a cidade em um pólo educacional, visto que já temos cerca de 20 mil alunos na rede municipal, 18 mil na estadual, 5 mil na particular e mais de 8 mil universitários, totalizando mais de 50 mil estudantes matriculados regularmente na rede de ensino da Cidade”, ressalta. Ele diz ainda que Rio Verde é reconhecido pelos excelentes resultados apresentados no segmento educacional e por isso foi escolhido como município-piloto na região Centro-Oeste.
A secretária de Educação, Lúcia Batista, confirma a importância do Safe para o sistema educacional do Município. “Teremos uma visão clara e diária da freqüência do aluno, além de servir também como uma identidade para o estudante”, diz.