A Prefeitura de Rio Verde, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Superintendência do Meio Ambiente, promoveu nesta quinta-feira, 6, a palestra “Produção de Alimentos, Município Verde e Serviços Ambientais” para os técnicos da área de agricultura. O evento aconteceu no auditório da Prefeitura (Kleber Reis Costa), e atraiu representantes de várias instituições, como Comigo, Fesurv, IFGoiano e Perdigão. O palestrante convidado foi o Engenheiro Agrônomo e Gerente de Agricultura e Áreas Protegidas, Henrique Santos, de Brasília (DF). Um dos temas abordados foi o trabalho do Cadastramento Ambiental Rural (CAR) realizado há cinco anos na cidade de Lucas de Rio Verde (MT). Segundo o palestrante, Rio Verde é a primeira cidade de Goiás que busca empreender este projeto. “Nas outras 35 cidades do Brasil que possuem o CAR, percebi que o projeto só acontece nos municípios em que o secretário se dedica e eu vejo que em Rio Verde, todos estão apoiando este programa”, disse Henrique. De acordo com a secretária Marion Kompier a palestra serviu para trazer conhecimento e mobilizar as empresas e os produtores para serem ambientalmente corretos. “A Secretaria está disposta a apoiar o projeto e seguir o passo a passo do cadastramento”, ressaltou a Secretária. A superintendente executiva da Semarh, Jacqueline Vieira da Silva, estava presente no evento e aproveitou a oportunidade para divulgar a III Conferência Estadual do Meio Ambiente. Dividida em fase regional e municipal, o evento terá Rio Verde como sede municipal no dia 4 de novembro. “A escolha de Rio Verde foi realizada durante uma reunião do conselho, devido o município ser referência em muitos aspectos ambientais”, salientou Jacqueline.
Sobre o CAR
O CAR é um programa feito espontaneamente pelo proprietário ou possuidor rural e é um sistema eletrônico de identificação georreferenciada da propriedade rural ou posse rural, contendo a delimitação das áreas de preservação permanente (APP), da reserva legal e remanescentes de vegetação nativa localizadas no interior do imóvel, para fins de controle e monitoramento.
Passo a passo para a implantação do CAR:
· Mobilização e Sensibilização dos produtores e agricultores rurais
· Parcerias com empresas privadas, públicas e sem fins lucrativos relacionadas ao meio ambiente
· Pactuar na padronização do uso de uma Base de Dados Cartográfica única.
· Geração da Base Cartográfica Digital contínua e atualização através do Levantamento de Campo.
· Realização do mapeamento do uso do solo.
· Atualização da base com dados existentes de propriedades.
· Mapeamento por varredura e cadastro ambiental rural
· Diagnóstico Ambiental - Relatórios.
· Planejamento da Paisagem.
Fotos: Náira Penteado
A palestra foi ministrada pelo Engenheiro Agrônomo e Gerente de Agricultura e Áreas Protegidas, Henrique Santos, de Brasília (DF)
A secretária Marion Kompier salientou a importância da palestra
Técnicos da Secretaria e representantes de órgãos ligados à agricultura estiveram presentes