Lançamento do projeto “Busca Ativa Escolar” aconteceu na EMEF Edsel Emrich Portilho (Dr. Checo) na Vila Santa Cruz.
A “Busca Ativa Escolar” é uma campanha que prega que nenhuma criança pode ficar fora da escola fora da escola. Fazem parte do comitê profissionais das Secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde, os membros do Conselho Tutelar e Conselho Municipal de Educação de Rio Verde (Comerv), além da parceria com o Ministério Público.
A secretária de Assistência Social, Lillian Garcia Martins do Vale, destacou que crianças e adolescentes de 4 a 17 anos, que estão fora da escola ou em risco de evasão receberão acompanhamento de toda a equipe,.
Para a promotora Renata Dantas, a iniciativa da administração é muito importante. “Todas as promotorias do Brasil abraçam esse projeto junto às secretarias de educação”.
“Essa estratégia vem ao encontro do planejamento da administração municipal em que nenhuma criança pode ficar fora da escola, que graças ao Programa Municipal ‘Educação Para Todos’, criou o equivalente a 15 escolas usando tecnologia modular e mais 6 creches de alvenaria, ampliando o atendimento com 8 mil vagas”, Cármen Antunes, superintendente administrativo pedagógica da secretaria de educação.
A “Busca Ativa Escolar” é uma estratégia desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em parceria com a Undime, o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
Cada secretaria tem um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola ou em risco de abandono, até a tomada das providências necessárias para seu atendimento nos diversos serviços públicos, sua (re)matrícula e sua permanência na escola.