Por direito e garantia da educação especial, o Sistema de Gestão de Tecnologia do Ministério da Educação (MEC), no segundo semestre deste ano, distribuirá aos Estados e Municípios mais Salas de Recursos Multifuncionais, para atender à inclusão na perspectiva da diversidade, aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, matriculados nas classes comuns das escolas públicas. A rede municipal de ensino de Rio Verde receberá mais 33 salas de recursos multifuncionais tipo 1 e mais duas Salas de Recursos Multifuncionais, tipo 2, contendo equipamentos, mobiliário e materiais pedagógicos que apoiam o aluno com deficiência, a fim de que tenha acesso ao conteúdo curricular e possa frequentar as aulas nas turmas regulares, sendo atendido no contraturno, com o intuito de reforçar o aprendizado, de acordo com suas especificidades. As salas tipo 1 têm uma estrutura básica capaz de atender a qualquer deficiência, Já as salas tipo 2 são mais voltadas aos alunos com deficiência visual e oferecem recursos como impressoras brailles, globos terrestres com continentes e países em braille e calculadoras sonoras. Os alunos podem apresentar deficiência mental, física ou sensorial (caso dos cegos ou surdos). Já os alunos com altas habilidades/superdotação têm um talento acima da média. Os dois tipos de Salas de Recursos Multifuncionais estão equipados para atender a todos.
Desta forma, pode-se afirmar que entre várias opções, o aluno com problemas de visão pode usar uma lupa eletrônica para ampliar o tamanho da letra no computador ou jogar uma partida de dominó com textura, que permite identificar as peças pelo tato, além de aprender a escrever em Braille, usando materiais específicos para isso. Já o aluno surdo, pode assistir a historinhas na Língua de Brasileira de Sinais – Libras e os com problemas motores, têm acesso a um teclado de computador especial. Os estudantes também podem apresentar transtorno global do desenvolvimento, necessidade específica de socialização, como os autistas. Para o secretário de Educação, Esporte e Lazer, Levy Rei de França, as Salas de Recursos Multifuncionais representam políticas públicas eficazes, afirmativas e reparativas da dívida histórica educacional brasileira, para banir a discriminação, o preconceito para com os diferentes. “Esses são importantes mecanismos estratégicos de cidadania, que servem para eliminar barreiras que dificultam o aprendizado dos alunos com deficiência, ao complementarem o processo de ensino da sala de aula regular,” esclareceu. Fotos: Humberto Eugenio As salas contam com moderna estrutura E atendem vários alunos da rede