O projeto Projovem Adolescente promoveu na última quinta-feira, 13, uma programação especial em homenagem as Mães. O evento aconteceu no terminal do setor Pauzanes, e contou com a presença das mães dos participantes, que assistiram às apresentações realizadas pelos adolescentes.
A secretária de Promoção Social, Clarice Martins juntamente com sua equipe prestigiou a homenagem às mães dos alunos.
Foram apresentadas coreografias, declamações de poesias, paródias e outras. Em um clima de muita alegria, os adolescentes ainda ofereceram um coquetel que encerrou as homenagens ao Dia das Mães.
Ao final do evento foram sorteados presentes para as mães e servido um lanche a todos os presentes.
Conheça o Projovem:
O que é o Projovem?
Programa Nacional de Inclusão de Jovens, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em gestão compartilhada com os governos estaduais e municipais, consiste na oferta de serviço socioeducativo para os jovens de 15 a 17 anos pertencentes a famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família e/ou em situações de risco social. O serviço é supervisionado por técnicos do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).
Objetivos:
Sua principal diretriz é complementar a proteção social à família a partir do apoio direto aos jovens e adolescentes a fim de criar oportunidades, promover o aumento do nível de escolaridade, a formação profissional e o desenvolvimento humano.
O ProJovem Adolescente oferece um espaço de convivência social voltado ao desenvolvimento de potencialidades dos jovens e aquisições para atuação crítica e pró-ativa no seu meio social e no mundo do trabalho. Orienta-se para o incentivo à permanência do jovem na escola, o fortalecimento de seus vínculos familiares e comunitários, a ampliação do acesso às políticas públicas, o fortalecimento de sua autonomia e o estímulo ao seu protagonismo social. Essa concepção e as diretrizes metodológicas das ações socioeducativas estão concebidas a partir dos três eixos estruturantes: convivência social; a participação cidadã, e o mundo do trabalho. Os adolescentes são colocados em grupos, denominados coletivos, de 25 a 30 adolescentes distribuídas em vários bairros que apresenta vulnerabilidade social dos municípios. A quantidade de grupos depende do tamanho do município.
Sobre os coletivos:
Segundo o MDS, o município comporta 12 coletivos, mas estão em funcionamento, 10 coletivos localizados em diferentes pontos da cidade, cedidos pela comunidade, tais como: escolas centros comunitários, capelas, igrejas, etc.
Comunidade se reúne em homenagens às mães.
O evento contou com apresentações de música popular.
A Coord. do Projovem, Patricia Neri, entre a sec. de Promoção Social, Clarice Martins e a Coord.Geral da sec. de Promoção Social, Norma de Castro
Alunos do Projovem fazem apresentação de dança em homenagem às mães