Os alunos da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Princípio do Saber finalizaram, na semana passada, os projetos pedagógicos do Infantil I “Baú da Vovó” e do Infantil II “Quem Sou Eu”. O encerramento dos projetos se deu com uma confraternização envolvendo alunos, professores, pais e avós.
O objetivo dos projetos, conforme esclareceu a professora Rosana Rosa de Sousa, é resgatar a importância de valores como “família” entre as crianças, valorizando os avós e os socializando no meio escolar. “Aqui, as crianças também aprendem a importância de tratar bem os idosos e os resultados são sempre positivos.” A coordenadora da unidade, professora Fabiana Kalil Borges, também enaltece a importância das atividades do “Baú da Vovó”. “Com esse projeto procuramos proporcionar aos pequenos alunos o convívio e a troca de experiências tanto no contexto familiar, quanto no círculo de amizade, reconhecendo as necessidades de valorizar as vovós, tendo em vista que sua experiência é fundamental no ensino de valores das crianças.” Para uma das avós, Cleide Correia de Souza, esse momento é marcante e propicia uma maior aproximação dos avós com seus netos. “Esse projeto é de muita valia. É muito bom acompanhar os netos em suas atividades. Estou feliz com a desenvoltura das crianças e o empenho da equipe escolar.” Apesar da pouca idade, Michelly Borges Oliveira mostra que já sabe reconhecer a participação da família na sua vida escolar. “Quero agradecer a participação de todas as vovós. Muito obrigado,” disse. Quem Sou Eu – Já os alunos do Infantil II apreciaram a finalização do projeto “Quem Sou Eu”, que também visa o resgate de valores, de acordo com a dificuldade do aluno se sentir inserido no primeiro grupo social familiar. Através das atividades, os estudantes adquirem autoconfiança. Durante sua execução, as crianças participaram de atividades como: ilustração do livro Quem sou eu (Gianni Rodari). O álbum é preenchido por cada estudante que trazem características individuais de cada um como: árvore genealógica, minha escola, os brinquedos preferidos, receitas do prato predileto, meus colegas, enfim a identidade da criança. No final do livro tem um texto coletivo dos pequeninos. A aluna Ana Laura Cardoso Cruvinel, de cinco anos, mostra que já sabe a importância desse trabalho. “É muito bom. Desenhei bastante, fiz pintura com minha digital, usando várias cores e me diverti.”. Segundo a professora Gleiciane Cruvinel Nogueira, as atividades tiveram como foco a importância da convivência em grupo e de terem conhecimento de que as famílias são diferentes, apresentando o regionalismo e as explicações das comidas prediletas, a cultura de cada um, assim como desenvolve a participação em relação às atividades que envolvem o seu cotidiano de acordo com a realidade. Ao final do evento, os pais puderam levar os álbuns das crianças para casa com todas as etapas do projeto desenvolvido.