Na tarde desta segunda-feira, 29, foram lançadas as ações 2013, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME), do projeto “Unidades Integradas: Aprender em Dois Tempos”. A reunião contou com a presença dos gestores das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef’s) da zona urbana.
Na oportunidade, os diretores puderam esclarecer dúvidas e conhecer as novidades do programa para este ano. O projeto que trabalha os eixos: cultura, lazer, esporte e ensino, atende os alunos nas unidades ou polos parceiros do programa no contraturno. A iniciativa tem beneficiado crianças e adolescentes de todas as classes sociais.
Segundo a coordenadora de projetos da SME, Diones Lopes, uma das mudanças da abordagem do “Unidades Integradas” está no direcionamento das atividades visando motivar o desenvolvimento do não-cognitivo ensinando o aluno a ser e conviver.
Além de promover atividades, o projeto estimula a dinâmica de competição entre os núcleos e hoje também foi o dia que as unidades vencedoras receberem premiações. As Emef’s Lybia Vidal, Nestor Fonseca, Ana Maura Jayme, José do Prado, Chafic Antônio e Rosalina Borges foram contempladas ou com duas caixas de som, mesa e um microfone sem fio ou com uma máquina fotocopiadora.
A gestora da Emef Lybia Vidal, Keysa de Souza, acredita que o projeto oferece oportunidades para que os alunos estejam inseridos em aulas que antes eles não tinham acesso. “Com o programa, as crianças desenvolvem ações que ajudam a reduzir o sedentarismo e a vulnerabilidade social, formando cidadãos mais conscientes”, destacou.
Foto: Tanabi Fedrigo
Projeto foi lançado hoje em reunião na SME