O Centro de Inserção Social (CIS) de Rio Verde e seus reeducandos realizam, desde o início de julho, o projeto Consciência Social. A iniciativa visa, através do trabalho voluntário, a conscientização da própria população carcerária e da sociedade em geral sobre a importância da solidariedade e dos valores humanitários.
O Consciência Social será realizado em três etapas. A primeira, em fase de conclusão, consiste na produção e distribuição de 12 mesas e 48 tamboretes para a creche Bom Pastor. A segunda etapa é uma repetição da primeira com distribuição dos produtos para a creche Dunga. A terceira e última fase prevê a confecção de 400 brinquedos de madeira para os filhos de reeducandos e crianças carentes da comunidade no Dia das Crianças.
De acordo com o diretor da unidade, Jeová Aparecido Gonçalves, os próprios presos se ofereceram para o trabalho. "É muito importante para o processo de ressocialização que o detento se sinta útil para a sociedade. Com este projeto, melhoramos a auto-estima do reeducando, incentivamos o trabalho e oferecemos um benefício material para a sociedade", completa Jeová.
Na oficina do projeto, que funciona dentro do CIS, trabalham cinco reeducandos. Eles são responsáveis pela captação e beneficiamento da matéria-prima e treinamento da mão-de-obra e serão beneficiados com a remição da pena, que é um dia a menos na pena para cada três dias trabalhados. O Consciência Social tem apoio da Suzuki Motos no fornecimento da madeira.
Fonte: Agecom