Projeto pedagógico resgata o sentido do carnaval - Prefeitura Municipal de Rio Verde
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postado em 17 fev 2012 em Secretaria de Educação

Projeto pedagógico resgata o sentido do carnaval

Resgatar o sentido da folia, através de características apresentadas no Projeto Carnaval: Apreciando e Adquirindo Aprendizagem. Com esse objetivo, o ato do Carnaval está em grande estilo na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF), Professora Selva Campos Monteiro. Os professores, incentivando os alunos a participarem dessa festa, com apreciação saudável para as crianças e jovens, destacaram paródias, fantasias, promoveram desfile de blocos e garantiu a alegria de todos.

  A gestora da unidade, Betânia, relata sobre a importância da participação dos docentes em atividades como esta e o engajamento deles no processo. “Nosso objetivo é resgatar uma folia que perdeu o sentido ao longo do tempo. As disciplinas são envolvidas a fazerem estudo sobre  resgate da máscara, a pintura, e as marchinhas com paródias,” enfoca a Gestora.   Para o professor Washington Maciel da Silva, ao trabalhar o projeto com os alunos, é transmitido mais do que a animação do evento, mas o marco histórico no Brasil. “Repassamos que o carnaval é uma festa tradicional no nosso País, pois é um patrimônio, faz parte da nossa cultura, entretanto, o foco é a demonstração da miscigenação no nosso país,” conclui o professor.   A aluna Talita Proto Campos Martins relata a o que aprendeu com o Projeto Carnaval, e faz um alerta à população. “Aprendi que o Carnaval é bom e que é possível festejar de maneira saudável, sem preconceito nem violência. Deixo um recado para as pessoas que pretendem se divertir no carnaval, que não tenham preconceito nem utilizem de violência física, pois o importante é curtir a festa com alegria e respeito mútuo,” enfatiza a aluna.   Diante das atividades realizadas na sala de aula em prol do projeto, um dos destaques são as paródias criadas em cima de marchinha carnavalesca. As paródias são necessárias para incentivo à leitura e escrita. É o que explica a professora Luciane Carvalho de Castro Guimarães. “Ao trabalhar com o projeto carnaval através das paródias, estamos incentivando a escrita. Isso desenvolve a oralidade e estimula a criatividade, além de resgatar as marchinhas, porque o carnaval é uma festividade. Podemos brincar com as canções carnavalescas de forma educativa, gostosa e a escola faz  da contribuição da parte artística, educativa e conteúdos.”                    Fotos: Tanabi Fedrigo   Toda comunidade escolar participa do evento   Alunos apresentam paródias criadas por eles   Criançada cai na folia na EMEF Selva Campos

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