
A fim de estimular o prazer da leitura entre as crianças, a Fundação Municipal de Cultura realiza até à próxima sexta-feira (14) o projeto "Páscoa na Biblioteca", com contação de estórias e distribuição de ovos de chocolate.
Nesta segunda-feira (10), a programação foi iniciada com alunas do balé, na Biblioteca Municipal Rosulino Campos. As crianças foram surpreendidas pelo ator e contador de histórias Carlos Petrick, que arrancou diversas gargalhadas das meninas.
E o espírito da páscoa contagiou a Yasmin Ferreira Guimarães, de 7 anos. Há um ano nas aulas de balé, a pequena já decidiu como pretende agir em relação ao ovo de chocolate que recebeu do projeto. "Vou levar pra casa, guardar na geladeira e depois dividir com meu irmão de 15 anos", revelou.
Outra criança que ficou maravilhada em ouvir a história do coelho Vivinho e, também, em ganhar o ovo de chocolate, foi a Helena Vitória Meassi, de 6 anos. "Achei muito legal. Fiquei super feliz", disse.
Foram selecionadas 300 crianças, entre 3 e 8 anos, que fazem cursos da Fundação Municipal de Cultura, para participar do projeto "Páscoa na Biblioteca". As atividades do projeto vão ser desenvolvidas de manhã e à tarde, durante às aulas culturais.
A coordenadora da Biblioteca Municipal, Maria Aparecida Loiola Machado, conta que o objetivo do projeto é estimular a leitura entre as crianças por meio das datas comemorativas. "Hoje, em dia, muitas crianças não querem ler. Então, a Fundação Municipal de Cultura desenvolveu esse projeto para estimular a cultura e o prazer da leitura, por meio do contato com diversas publicações, divulgando as tradições e inserindo no contexto das datas comemorativas", explicou.
Para a professora de balé Júlia Martins, a iniciativa contribui no desenvolvimento cognitivo das alunas. "A contação de histórias estimula a leitura, a imaginação, e incentiva a leitura e a criatividade. E isso é importante para o próprio desenvolvimento do balé", concluiu.