Os alunos da Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Vila Borges, participaram, na manhã desta quinta-feira, 13, de atividade referente ao projeto de ensino do 2º bimestre: “Viver e Ser Feliz”, por da música.
Uma apresentação de capoeira foi utilizada para trazer reflexão sobre a abolição dos escravos no contexto social brasileiro, mediante a observação de danças e músicas, para compreensão da formação cultural da sociedade.
Glayzara Vitória Leão Borges, de cinco anos, é aluna do Infantil II e disse que gostou da atividade. “Foi bom, gostei de pular junto com os colegas. Quando o professor perguntou quem queria aprender eu levantei a mão para dançar capoeira cantando a música da borboleta e do sapo. Foi como eu vi na televisão”, contou.
Segundo a professora, Adriana de Sousa Gomes trazer para dentro da escola a prática do que foi trabalhado nos conteúdos contribui para uma melhor aquisição de conhecimentos por parte das crianças. “Um dos objetivos do projeto é ensinar através da realidade unindo o prazer e o lúdico”, destacou.
A colaboradora, Maria Conceição Borges Dias observou que a apresentação foi um sucesso. “Os alunos gostaram bastante e transmitiam felicidade, seria ótimo se pudéssemos ter aula de capoeira em nossa escola”, desejou.
Para a gestora da unidade, Leide Lopes da Silva a apresentação de Capoeira foi de suma importância para o abrilhantamento do projeto de ensino. “O professor de capoeira Carlos Alberto (Gamela) fez uma iniciação explicando sobre cada instrumento utilizado, para mim a dança tem grande importância na vida da criança, permitindo o desenvolvimento da psicomotricidade e também auxiliando a interiorizar valores que contribuem na formação das mesmas”, finalizou.
Foto: Emei Vila Borges
Capoeira sempre alegra a criançada