A liberdade de linguagem é obtida por meio da leitura e na busca de mostrar a importância da ferramenta na vida das crianças. Partindo deste pressuposto, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria Ribeiro Costa, em parceria com a Secretaria de Educação (Smeel), encerrou, no último dia 30 de novembro, o projeto “Contadores de Histórias”.
Incentivar a inspiração pela leitura não é tarefa fácil, mas a equipe pedagógica bate na tecla para que a atividade se torne diferenciada e participativa. As crianças contaram a história de acordo com a interpretação das obras literárias, multiplicando arte e criatividade através da narração dos seguintes contos: “Os Três Porquinhos”, “A Pequena Sereia” e “A Linda Formiguinha”.
A aluna e contadora de história Sabrina Feliciana de Sousa, de sete anos de idade, contou como foi a experiência. “Fiquei muito feliz em contar a história, porque me ajudou a entender melhor o enredo e gostar mais de leitura”, acrescentou.
A professora Rosilda Santina de Aguiar ressaltou o que achou de trabalhar o projeto com os pequenos. “A leitura estimula a liberdade de expressão, linguagem diversificada e raciocínio para interpretar os contos escolhidos pelos próprios alunos”, ressaltou. A coordenadora da Emef, Milka Márcia da Silva, ficou emocionada ao comentar com foi o desempenho das crianças. “Saber que os alunos gostaram da ideia é prazeroso, além disso, é uma ótima oportunidade de eles aprenderem mais o conteúdo”, disse.Fotos: Tanabi Fedrigo
Crianças demonstrando o que aprenderam com o "Contadores de Histórias"
Coordenadora ressaltando os resultados do projeto