Desde esta última quarta-feira, 13, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20 está sendo realizada no Rio de Janeiro e vai até a próxima sexta-feira, 22. O evento reune representantes dos 193 Estados-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) e com milhares de participantes dos mais variados setores da sociedade civil, inclusive de Rio Verde.
A Secretária Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Superintendente de Meio Ambiente, Marion Kompier, juntamente com Taysa Guimarães, Coordenadora de Qualidade Ambiental, e com o Coordenador Municipal do Programa Produtores de Águas, Abel Elias Briceño participaram da Conferência e representaram nossa cidade, apresentando o Programa Produtores de Água (PPA) no final da manhã desta quinta-feira, 14.
Produtores de Águas
“Na verdade, o motivo principal em apresentar o Produtores de Águas é mostrar a importância da preservação da água, um recurso natural, com sérios problemas de poluição e a boa vontade de quem colabora”, disse. O coordenador ainda confirma a ideia de Marion, que é trazer parceiros para o Programa. “Vamos em busca de parcerias para dar continuidade no projeto, que visa abranger ainda mais o Ribeirão Abóbora e também o Lage, o Marimbondo e o Rio Verdinho”, destacou.
O Programa é um incentivo à recuperação e à conservação das nascentes a fim de garantir a qualidade e a quantidade de água para abastecimento urbano, compensando os produtores rurais pelos serviços ambientais prestados e tem mostrado resultados animadores.
Em 2008, foram avaliadas 54 nascentes, localizadas nas propriedades de 29 produtores da zona rural do município de Rio Verde, sendo que dessas, 12 encontravam preservadas, 31 em regeneração e 11 degradadas. Já em 2011, 13 nascentes estão preservadas, 37 em estado de regeneração e apenas três encontram-se degradadas.
Filme
Com direção de Vinicius Pascoa e produção de Raphael Valongo, o PPA conta ainda com um curta metragem, com duração de pouco mais de 7 minutos. Vários depoimentos dos próprios produtores marcam o filme, que mostra o resultado de um trabalho de meses em reuniões e planejamentos da Prefeitura de Rio Verde, juntamente com a Associação dos Produtores de Águas da Microbacia do Ribeirão Abóbora.
Acompanhe o curta, clicando aqui.
Sobre a Rio+20
A Rio+20 é assim conhecida porque marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.
A Conferência terá dois temas principais, que foram aprovados pela Assembleia Geral das Nações Unidas de forma consensual entre os 193 países que integram a ONU. “A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza”; e “A estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável”são os temas centrais da Rio+20.
O objetivo da Conferência é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes.
Diversas reuniões preparatórias dos Estados-membros estão sendo realizadas nos meses que antecedem a Conferência, para discutir o objetivo e os temas propostos. A Conferência contará com a participação de Chefes de Estado e de Governo, bem como de outros representantes, e deverá resultar em documentos consensuais.
Foto: Summa
A comitiva de Rio Verde apresentou o Produtores de Águas na Rio+20