Uma confraternização de natal reuniu na última quarta, no Serviço de Assistência Especializada (SAE), os pacientes e a equipe do Programa Municipal de DST/Aids para um café da manhã especial. O encontro teve como objetivo aumentar a adesão dos pacientes ao tratamento, proporcionar um momento de troca de experiências, além de festejar o Natal.
Durante a confraternização, a Equipe do Programa transmitiu uma mensagem de acolhimento e religiosidade, realizou a brincadeira do amigo secreto e cada paciente recebeu um presente de natal da Equipe.
A nutricionista do programa, Ludmila Czeder ressalta que esta atividade é de suma importância aos pacientes que vivem com HIV/Aids, no sentido de diversificar as atividades a serem desenvolvidas com estes pacientes para promoção da adesão. “ Cabe a equipe multiprofissional não só o atendimento ambulatorial, mas sobretudo, o desenvolvimento de atividades em grupo que estimulem a identificação pelo próprio paciente das razões da não-adesão, a fim de diminuir as falhas terapêuticas e melhorar a qualidade de vida”, conta.
As reuniões do grupo de adesão são mensais, onde cada profissional desenvolve um tema relacionado ao bem estar. Ao todo, no ano de 2010 foram realizados 11 encontros com os pacientes.
Os pacientes contaram com um farto café da manhã.
Houve trocas de presentes.
A equipe de profissionais já está no espírito de natal.