Os alunos do 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Adelor Quintiliano Silva receberam na manhã desta terça-feira, 05, a visita do juiz de direito e diretor do Fórum da Comarca de Rio Verde, Vitor Umbelino Soares Júnior.
A visita faz parte do cronograma de ações do programa Justiça Educacional – Cidadania e Justiça também se aprendem na Escola, promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), por meio do Fórum da Comarca de Rio Verde, em parceria com a Prefeitura de Rio Verde, mediante a Secretaria Municipal de Educação (SME).
O projeto oferece aos estudantes das escolas públicas municipais e estaduais o conhecimento dos mecanismos de defesa dos seus legítimos interesses, noções de cidadania e legislação.
A didática inclui a utilização da “Cartilha da Justiça”, que é repassada aos alunos pelos próprios professores. Durante o último semestre deste ano, os estudantes recebem orientações sobre a temática, produzem textos, participam de peças teatrais com o Júri Simulado, palestras e visitas ao Fórum.
A gestora da unidade, Eliana Gomes Bernardo afirmou que os resultados do programa são satisfatórios. “O projeto foi bem abrangente, os pais leem a cartilha junto com os filhos e o que os alunos aprendem na escola levam para casa”, salientou.
O estudante, Paulo Vitor, 9 anos, acredita que é muito importante aprender sobre os direitos e deveres na escola. “Precisamos aprender sobre cidadania para saber como usufruir dela”, relatou.
Em sua primeira visita a uma instituição de ensino desde a implantação do projeto na rede municipal, o juiz de direito e diretor do Fórum da Comarca de Rio Verde, Vitor Umbelino Soares Júnior, falou sobre os temas abordados na cartilha, sanou dúvidas e respondeu perguntas. “Eu me surpreendi, os alunos estão bastante engajados com o programa, possuem noções muito boas de cidadania, acesso à justiça e o papel que o juiz tem na garantia dos direitos da comunidade”, concluiu.