Os profissionais da Rede Municipal de Ensino participaram essa semana do “Planejamento e Formação em Serviço”, com presença de renomados professores como Lauriane de Lourenço Louris, Lu Chamusca e Marcos Meier. As palestradas ministradas foram “Metodologias ativas de ensino Interdisciplinar”, “O desafio de Resgatar a Infância, Promover uma Aprendizagem Significativa” e a Função Docente.
No cronograma de atividades, também aconteceram as oficinas de dinâmicas em grupos, mesa redonda, músicas, danças dentre outras práticas.
O secretário de Educação, Miguel Ribeiro, destacou a importância desses encontros. “É zelando por uma educação de qualidade prestada aos mais de 25 mil estudantes que Secretariaria de Educação realiza constantemente a formação continuada aos profissionais que atuam nas escolas. Os professores precisam se renovar a cada dia, para que possam levar ao estudante uma aula cada vez mais diferenciada, com carinho, novidades, criatividade e motivação. Nosso objetivo foi trazer palestras com os novos conhecimentos , queremos que os nossos educadores tenham acesso às melhores ações de educação que acontecem no Brasil e no mundo”, afirmou o secretário.
Para a professora Débora Farias, a formação é de suma importância para a prática pedagógica. “A educação infantil é isso aqui, o brincar o movimentar, o lúdico que tem uma grande papel no desenvolvimento das nossas crianças” , destacou a professora.
De acordo com a palestrante, a Profª Lauriane Lourenço, “trouxemos para Rio Verde uma educação moderna, inovadora, que atenda nosso público que está totalmente informatizado, temos que preparar esses alunos para as novas startups e estamos aqui hoje justamente para adaptar essas novas formativas da base e já atender as novas perspectivas de mundo de trabalho, de cidadão, principalmente trabalhando a educação de forma colaborativa e de forma empática.
“Rio Verde está de parabéns por desenvolver os professores, fazer com que eles pensem cada vez melhor e se atualizem, e isso foi o que trabalhamos durante a palestra, como transformar a aula de forma significativa, abordando a neurociência, as novas teorias e dessa forma com mais qualidade no ensino. Quem ganha são as crianças”, disse o Prof. palestrante Marcos Mier.
A formação é o momento em que os educadores, merendeiras e administrativos refletem sobre as ações, as atribuições envolvendo todas as modalidades de ensino, como também a inclusão. Eles são incentivados a serem agentes cada vez mais ativos de seu próprio conhecimento e o contexto de trabalho com os professores. De acordo com a equipe de orientadores educacionais da SME, as práticas pedagógicas nas escolas alcançam um avanço significativo para atender com a maior agilidade o processo de ensino aprendizagem das crianças.
Texto: Jeanne Barreto
Imagens: Washington Oliveira/ Rosalvo Campos